Uma nova alteração no trânsito deve ocorrer nesta sexta-feira (28) na Ponte Júlio Müller, entre Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), uma interdição total e um bloqueio provisório de meia pista, sentido Cuiabá/Várzea Grande, devem ser feitos no início da tarde. A interdição total será por poucos minutos e por questões de segurança, segundo a Secopa. O trânsito deverá fluir em apenas uma faixa pelo menos enquanto durar a operação restante.
A alteração ocorre para que vigas pré-moldadas sejam instaladas na ponte. Desde junho de 2013 a ponte está em obras de reforço e ampliação para que seja construída no eixo a via permanente por onde passarão os trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre as duas cidades. O tráfego sentido Várzea Grande/Cuiabá já está totalmente bloqueado desde o dia 21 deste mês.
Para que as vigas sejam instaladas, o Consórcio VLT usará uma carreta e um guindaste para instalar as peças. A orientação da Secopa é que os motoristas que pretendem seguir de Várzea Grande para Cuiabá passem pelas pontes Sérgio Motta e Maria Elisa Bocaiúva, a ponte nova, como é mais conhecida.
Obra
A obra começou a ser construída em junho de 2013 e atualmente estão concluídas as etapas de infraestrutura e mesoestrutura. O lançamento das vigas pré-moldadas faz parte da etapa da superestrutura, que terá continuidade com o tabuleiro (laje), pavimento, new jersey, guarda-corpo, iluminação, sinalização e demais itens de acabamento.
A ponte possui cerca de 350 metros e está sendo construída ao lado do rio (do lado direito da ponte existente, no sentido Várzea Grande/Cuiabá). Será usada para o tráfego geral de veículos.
Já a ponte central, que está bloqueada, será usada para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ela será reestruturada para a implantação da via permanente.