Por causa das fortes e constantes chuvas que tem assolado Mato Grosso nos últimos dias, 4 municípios do Estado decretaram situação de emergência nesta quarta-feira (5). Segundo dados da Defesa Civil, até a semana passada, 6 cidades foram atingidas pelo decreto, sendo elas Alto Araguaia, Confresa, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha. Hoje, juntaram-se às 6 cidades os municípios de Itaúba, Barra do Bugres, Nova Maringá e Nova Guarita.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel Sérgio Delamonica, equipes já foram deslocadas para os locais. “Já montamos e distribuímos o quadro de servidores para atender os municípios afetados pela chuva, esperamos que tudo volte a normalidade o mais breve possível”.
Delamonica afirmou que além das famílias, as chuvas estão atingindo estradas e rodovias. “As fortes enchentes têm prejudicado a passagem de automóveis pelas rodovias estaduais, atrapalhando até as aulas nas escolas públicas rurais. Algumas pontes desmoronaram prejudicando também o abastecimento de alimentos e mantimentos em algumas comunidades.
A Defesa Civil ficará em alerta, pois de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Mato Grosso ainda receberá muita chuva no mês de março.