Seis municípios de Mato Grosso continuam em estado de alerta e mais nove ainda estão em situação de emergência, devido às cheias em seus rios. Os dados são da Defesa Civil do Estado.
Em Cáceres e em São Félix do Araguaia (Nordeste), o alerta é de cheia. Em Barra do Garças, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Barra do Bugres, o estado é de atenção.
A situação de emergência foi decretada, desde a semana passada, em Alto Araguaia, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Confresa, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Nova Mutum, Vera e Colniza.
Em Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá), uma ponte de madeira que liga o município a outras localidades próximas foi levada pela correnteza.
A situação foi tema de reportagem do "Jornal Nacional", da TV Globo, na quarta-feira (5), e também de denúncia ao site.
O morador do município, Ivonei Cheminski pediu, segundo ele mesmo, “encarecidamente”, para mostrar a situação da localidade.
“Precisamos de apoio da mídia para divulgar a situação pela qual Colniza passa”, disse.
A edição também mostrou a situação de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte da Capital), onde cerca de 300 famílias foram retiradas de áreas alagadas.
Ao MidiaNews, o superintendente da Defesa Civil do Estado, coronel Sérgio Roberto Delamônica, afirmou que não está havendo resistência por parte das famílias para o deslocamento e que, de ontem para hoje, houve queda no nível dos rios.
“Contamos também com ajuda do Corpo de Bombeiros, que nem sempre está nos municípios atingidos, mas que vai até eles, e também das prefeituras, responsáveis pelos pedidos de decretar a situação de emergência”, disse.
Outras localidades atingidas e apresentadas no Jornal Nacional foram Lucas do Rio Verde, em que parte da pista cedeu devido forte enxurrada há 10 dias, e Sorriso, em que 60% das linhas de ônibus estão suspensas devido à péssima qualidade das rodovias.
Ambas as cidades ficam no Norte de Mato Grosso.
Ações paliativas
O Governo do Estado informou, por meio da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), que as ações feitas nos municípios atingidos pelas cheias dos rios estão sendo de caráter emergencial, exatamente em razão do volume de chuvas.
Na região Nordeste, conforme a pasta, equipes fizeram a manutenção na MT-424 e MT-322, próximas de Alto Boa Vista, São José do Araguaia, São José do Xingu e São Félix do Araguaia.
No Norte e Leste, quatro patrulhas se movimentam pela região nas rodovias MT-160, entre Alta Floresta e Juara, MT-322, entre a BR-163, e MT-130, no município de Peixoto de Azevedo, MT-423, em Ribeirão Cascalheira, e MT-107 e MT-270, em Torixoréu.
A respeito da ponte em Colniza e de outras que foram ou venham a ser “arrastadas” devido as correntezas, a Setpu, via assessoria, informou que, pelo alto volume da água ,qualquer construção ou reparo está sendo inviabilizado e o trabalho só será executado após o término do período chuvoso.