A atuação integrada entre forças de segurança nacional e estadual para a Copa do Mundo 2014 foi tema de reunião entre o governador Silval Barbosa e os ministros da Justiça, Eduardo Cardozo, e da Casa Civil, Aloísio Mercadante, na quinta-feira (6), em Brasília.
Cardoso avaliou como “exemplar” a preparação do Estado para a segurança do evento e reafirmou a parceria entre Governo Federal e Estadual, que já é realizada em Mato Grosso, principalmente na região da fronteira.
“Ficou claro que Mato Grosso está muito preparado. Há uma preparação na área de Segurança Pública exemplar. Saímos [da reunião] com a convicção de que o estado tem totais condições de receber turistas e dar garantia absoluta de segurança a todos”, afirmou Eduardo Cardozo.
O ministro acrescentaou que as ações integradas de segurança serão mantidas durante o Mundial, “para que todos tenham uma excelente Copa do Mundo”.
Silval explicou que todo o planejamento da área da segurança está sendo concluído e que a reunião desta quinta-feira teve como objetivo ajustar a integração entre as forças de segurança nacional e estadual para todas as ações, desde a recepção de autoridades e delegações até a segurança da Arena Pantanal, pensando ainda na estrutura que será deixada para o pós-copa.
“Todos os investimento já foram feitos para a estrutura de segurança pública, cumprindo um planejamento. Essa integração com as forças armadas completa um legado muito grande. Uma megaestrutura de segurança que ficará permanente para o estado”, disse o governador.
A reunião também contou com a presença dos ministros de Esporte, Aldo Rebelo; e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, também participou do encontro e lembrou que a estrutura de segurança de Mato Grosso trabalha de forma integrada com as forças nacionais há cerca de 10 anos e citou como exemplo as operações de fronteira, como Ágata e Sentinela.
“Para nós é importante que em um evento internacional continuemos compartilhando dessa integração”, disse o secretário.
Os investimentos realizados na área de Segurança, em parceria com o Governo Federal, foram apresentados na reunião.
Entre as ações, Bustamante destacou a capacitação dos profissionais, com a conclusão de todos os cursos até abril deste ano.
Além disso, segundo o secretário, há a aquisição de alta tecnologia, como o margeador aéreo e o Centro de Comando e Controle Móvel, destinado à segurança de grandes eventos.