Sob forte pressão após a constatação de falhas em obras inauguradas e em construção da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá e Várzea Grande, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães deverá se pronunciar na tarde desta quarta-feira (12) para deputados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O secretário foi convocado pela AL para explicar as irregularidades constatadas nhas obras de infraestrutura e de mobilidade urbana do Mundial.
Na reunião desta tarde, no auditório Licínio Monteiro, Guimarães entrará na mira dos membros da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte que vão questionar sobre as irregularidades verificadas 'in loco' pelos engenheiros do CREA-MT, no relatório técnico que foi encaminhado à Assembleia no mês passado. Assim que tomou conhecimento do relatório, o Núcleo Ambiental da Assembleia Legislativa convocou o gestor da Secopa.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), Juares Samaniego que apresentou o relatório que aponta falhas em 11 das 13 obras fiscalizadas, deverá estar presente. Samaniego diz ter lamentado a situação em que as obras se encontram, já que o órgão teria se colocado à disposição, antes delas terem se iniciado. Os problemas, em sua visão, podiam ter sido evitados se o CREA verificasse os projetos antes da execução.
“Nos colocamos à disposição da Secopa para colaborar. Quando foi pedido lá no início, ainda se podia discutir projetos, pois as obras não estavam em andamento. Mas não recebemos esses projetos em tempo para a correção", argumentou Samaniego.
Entre as obras inauguradas que apresentaram defeitos, a mais preocupante é da trincheirinha Ciríaco Cândia, entregue no ano passado e que apresentou inúmeras infiltrações. Outra obra preocupante é a duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho, que apresenta inúmeras fissuras e buracos no asfalto novo. Esses assuntos devem ser tratados na sabatina desta tarde.