Moradores fazem fila de madrugada para atendimento na Receita Federal Em Rondonópolis (MT), faltam funcionários na Receita Federal. Conta somente com sete funcionários para população de 220 mil pessoas.
Por causa da falta de funcionários, moradores de Rondonópolis, cidade a 218 quilômetros de Cuiabá, estão fazendo fila de madrugada em frente da Receita Federal para conseguir atendimento. A fila começa a se formar por volta das 4h, mas o atendimento é realizado das 8h ao 12h. A instituição conta com sete funcionários para uma população de quase 220 mil pessoas.
Além do atendimento que deve ser feito na cidade, o órgão tem que atender os municípios vizinhos. De acordo com a agente da Receita Federal, Silvana Frantz, no ano passado a instituição perdeu cinco funcionários. Esse total, equivale a 50% do quadro para a realização do atendimento.
“Desses funcionários que saíram, a grande maioria tinha um perfil de atendimento bastante completo. Então, dos servidores que ficaram, a gente ficou com um quadro de contratados com restrições de atendimento em razão dos cargos deles de legislação”, comentou a agente.
Segundo Frantz, o atendimento na unidade se agravou muito e os contribuintes vêm em um dia e não conseguem pegar a senha e têm que voltar novamente. A previsão é que até o fim do ano a situação do atendimento seja normalizado, com a nomeação de novos servidores.
“Está prevista a contratação de novos servidores, mas eles precisam ser treinados antes de começarem a trabalhar. Provavelmente até julho, a gente receba um servidor que vem removido de uma outra unidade por causa da experiência”, disse.
Um concurso para novos servidores deve ser realizado no final de abril. “Esse cargo é o do Ministério da Fazenda, mas os aprovados podem ser lotados na Receita Federal para ajudar no atendimento”, concluiu.
Comentários