Por causa da falta de funcionários, moradores de Rondonópolis, cidade a 218 quilômetros de Cuiabá, estão fazendo fila de madrugada em frente da Receita Federal para conseguir atendimento. A fila começa a se formar por volta das 4h, mas o atendimento é realizado das 8h ao 12h. A instituição conta com sete funcionários para uma população de quase 220 mil pessoas.
Além do atendimento que deve ser feito na cidade, o órgão tem que atender os municípios vizinhos. De acordo com a agente da Receita Federal, Silvana Frantz, no ano passado a instituição perdeu cinco funcionários. Esse total, equivale a 50% do quadro para a realização do atendimento.
“Desses funcionários que saíram, a grande maioria tinha um perfil de atendimento bastante completo. Então, dos servidores que ficaram, a gente ficou com um quadro de contratados com restrições de atendimento em razão dos cargos deles de legislação”, comentou a agente.
Segundo Frantz, o atendimento na unidade se agravou muito e os contribuintes vêm em um dia e não conseguem pegar a senha e têm que voltar novamente. A previsão é que até o fim do ano a situação do atendimento seja normalizado, com a nomeação de novos servidores.
“Está prevista a contratação de novos servidores, mas eles precisam ser treinados antes de começarem a trabalhar. Provavelmente até julho, a gente receba um servidor que vem removido de uma outra unidade por causa da experiência”, disse.
Um concurso para novos servidores deve ser realizado no final de abril. “Esse cargo é o do Ministério da Fazenda, mas os aprovados podem ser lotados na Receita Federal para ajudar no atendimento”, concluiu.