Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Internacional
Sábado - 15 de Março de 2014 às 23:47
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Dezenas de soldados russos desembarcaram em uma região ucraniana na fronteira com a Crimeia neste sábado (15) e tomaram uma usina de gás, informou o governo da Ucrânia.

De acordo com o relato do ministério das Relações Exteriores do país, mais de 60 soldados russos tomaram a vila de Strilkove, apoiados por três blindados e quatro helicópteros. O vilarejo fica em território ucraniano, a leste da região autônoma da Crimeia, ocupada por forças russas.

Segundo a guarda da fronteira ucraniana, os soldados russos afirmaram que estavam “guardando [a estação de gás] contra possíveis ataques terroristas”. “Até agora, não há ameaça de confronto”, afirmou um dos agentes ucranianos de fronteira.

Mais cedo, o ministro da Defesa havia despachado tropas para Arbatskaya Strelka, a fim de repelir a incursão russa imediatamente. Segundo a chancelaria ucraniana, a vila foi ocupada pelas forças russas. “O ministro está tornando pública a incursão russa e pede a retirada imediata das forças armadas da Rússia do território da Ucrânia”, afirmou.

A Crimeia se tornou o foco da atenção da diplomacia internacional nas últimas semanas com uma escalada militar russa e ucraniana na região. As tensões separatistas da região, de maioria russa, se tornaram mais acirradas com a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich – o que levou a Rússia a aprovar o envio de tropas para “normalizar” a situação.

A medida só piorou as relações entre Ucrânia e Rússia, gerando grande perigo para a região. Neste domingo, a região ucraniana autônoma da Crimeia votará um referendo para decidir se irá se emancipar da Ucrânia. O parlamento russo já deu aval ao país para anexar a região.






Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7306/visualizar/