O Atlético-MG poderá contar com um "tira-teima" no Mundial de Clubes deste ano. Nesta terça-feira, a Fifa anunciou que irá utilizar a tecnologia na linha do gol durante a competição, que tem o time mineiro como representante sul-americano.
Segundo a entidade, os aparelhos já foram instalados e testados na arenas de Marrakech e Agadir e estão prontos para os jogos que começam na próxima quarta-feira, com o duelo entre o marroquino Raja Casablanca e o neozelandês Auckland City.
O equipamento utilizado foi desenvolvido por uma empresa alemã, passou pelo último teste nesta terça-feira e foi aprovado pelo institudo SportsLab, da Fifa.
Uma sessão de treinos para os árbitros do Mundial também foi realizada no último domingo, para que eles possam, antes de cada partida, realizar os seus próprios testes do equipamento, seguindo o procedimento do Mundial de 2012, no Japão.
Esta tecnologia foi utilizada pela Fifa pela primeira vez em julho de 2012 e, desde então, foi adotada em eventos esportivos em quatro continentes, incluindo a África no Mundial deste ano.
Equipado com 14 câmeras de alta velocidade que serão colocadas na cobertura do esádio e ao redor do gramado, das quais sete câmeras posicionadas com foco em cada um dos gols, o sistema de "tira-teima" da Fifa é utilizado para solucionar dúvidas em lances duvidosos e auxiliar a arbitragem. Este mesmo equipamento será utilizado durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.