Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Nacional
Quarta - 19 de Março de 2014 às 13:24
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Médico se emociona no Mais Você (Foto: Mais Você / TV Globo)

Médico se emocionou ao encontrar paciente no Mais Você (Foto: Mais Você / TV Globo)

O Mais Você desta quarta-feira (19) promoveu o encontro entre a segunda criança operada ainda na barriga da mãe e o médico responsável pela Cirurgia à Céu Aberto. O obstetra Antônio Moron não conteve a emoção de ver Nicole, hoje com 10 anos, completamente saudável.

Neste procedimento, os médicos deixam o útero da mulher exposto, operam o feto com as costas para fora, depois colocam o bebê dentro da barriga novamente e fecham tudo. Quando os pais de Nicole, Danieli e Bolívar, receberam a notícia de que o bebê tinha mielomeningocele - uma má- formação na coluna dos bebês, que tem como principal sequela a hidrocefalia - decidiram não fazer o aborto.


Obstetra não conteve a emoção (Foto: Mais Você / TV Globo)

Obstetra se emocionou (Foto: Mais Você/TV Globo)

Assim que descobriu que médicos brasileiros estavam operando bebês ainda no útero para fechar a coluna, Danieli entrou em contato com obstetra Antônio Moron e o neurocirurgião Sergio Cavalheiro, únicos médicos que realizam esse tipo de intervenção no Brasil. Danieli se submeteu à cirurgia em outubro de 2003 e Nicole teve acompanhamento médico até os 6 anos. No Brasil, um total de 109 cirurgias já foram realizadas, dentre elas, duas para corrigir problemas no pulmão e as outras 107 para curar a mielomeningocele.

Os médicos alertam para a importância da ultrassonografia no diagnóstico dessas doenças, que é feito a partir do quinto mês de gravidez: “A ultrassonografia trouxe uma viagem virtual dentro do útero, ela permite avaliarmos o desenvolvimento da criança desde as fases inicias. No sistema nervoso, existem inúmeras má-formações que vão se apresentando, como a acrocefalia, espinha bífida e a hidrocefalia”, ressaltou Dr. Sergio.

Ácido Fólico ajuda na prevenção de doenças

Alimentos ricos em ácido fólico podem ajudar a reduzir o risco malformação do tubo neural. Todas as mulheres que pensam em engravidar devem consumir o nutriente diariamente, enquanto para aquelas que já estão grávidas é recomendada a suplementação em cápsulas.“Fazer uso do ácido fólico de dois a três meses antes da gestação evita a mielomelingolcele. Previne 70% da incidência da doença”, disse o obstetra.

Mães que tiveram filhos operados ainda no útero agradecem a especialistas

Saiba como se inscrever na fila para fazer a cirurgia pelo SUS:

Hospital São Paulo
Rua Napoleão de Barros, 715 - CEP: 04024-002, Vila Clementino - São Paulo, SP.
Relações Públicas: Telefone de contato: (11) 5576-4036 e Fax: (11) 5571-4489.
Rua Pedro de Toledo, 719 - Vila Clementino – São Paulo – CEP:04039-034
Email: faleconosco@hospitalsaopaulo.org.br






Fonte: TV/Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7491/visualizar/