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Quarta - 19 de Março de 2014 às 14:24
Por: Adamastor Martins de Oliveira

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Trânsito ficou lento na BR-163, em Campo Grande (Foto: Fabiano Arruda/ G1 MS)

Concessionária vai instalar nove praças de cobrança de pedágio na BR-163 em MS 
(Foto: Fabiano Arruda/ G1 MS)

A CCR MSVia, empresa que vai administrar o trecho da BR-163 em Mato Grosso do Sul, após a concessão da rodovia do governo federal para a iniciativa privada, pretende duplicar todos os segmentos da estrada que estão em pista simples até 2018. O cronograma foi apresentado ao Agrodebate pelo presidente da concessionária, Maurício Soares Negrão, nesta quarta-feira (19).

Conforme a CCR MSVia, dos 847,2 quilômetros de rodovia que serão administrados pela empresa no estado, entre os municípios de Mundo Novo e Sonora, atualmente apenas 28,6 quilômetros possuem pista dupla, os outros 818,6 quilômetros são de pista simples. Desse total, 12,3 quilômetros serão substituídos por contornos que serão construídos próximos a cidades que são cortadas pela estrada e 806,3 quilômetros serão duplicados.

Negrão disse que no dia 12 de março foi assinado o contrato de concessão e que após um período de 30 dias em que será feito um inventário de toda a estrutura e instalações que existem na rodovia ao longo deste trecho, a empresa deve assumir efetivamente a administração da estrada em Mato Grosso do Sul em abril.

A partir daí, ele revela que por meio do Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis, chamado de Via Rápida, que permite antecipar obras até a obtenção da licença ambiental, a empresa pretende iniciar já em maio a duplicação inicial de 10% do trecho, equivalente  81,3 quilômetros. Somente após a conclusão das obras de implantação da segunda faixa neste trecho é que a empresa poderá iniciar a cobrança de pedágio na rodovia.

O presidente da CCR MSVia comenta que devem ser duplicados dentro desses 10%, oito trechos da estrada e construídos contornos nas cidades de Mundo Novo, Caarapó, Eldorado eDouradina. A previsão de conclusão dessa duplicação inicial é até outubro de 2015. A empresa tem o cronograma de duplicar 60 quilômetros em 2014, 47,7 quilômetros em 2015,  193,5 quilômetros em 2016, 274,1 quilômetros em 2017 e 209,7 quilômetros em 2018.

Em razão dessa duplicação e também das outras obras que a empresa realizará nos 12 meses iniciais logo após assumir a concessão, como as de melhorias do pavimento, da sinalização e de elementos de segurança, dos serviços de drenagem e de conservação das faixas de domínio, Negrão aponta que dos R$ 5,5 bilhões que deverão ser investidos pela CCR MSVia durante os 30 anos da concessão da estrada, R$ 3,4 bilhões, o equivalente a 62% serão aplicados nos primeiros cinco anos de administração.

Correção do pedágio
Segundo reiterou o presidente da CCR MSVia, a cobrança de pedágio no estado deve começar após a conclusão da duplicação de 10% do trecho administrado pela empresa, portanto, somente a partir de outubro de 2015. Ele explica que como os valores de referência para o edital da concessão são de maio de 2012, está previsto que o preço estipulado para a tarifa, R$ 4,38 para cada 100 quilômetros, será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até o início da cobrança. Depois devem ocorrer reajustes anuais do valor, com base no mesmo indicador.

Serão implantadas nove praças de pedágio nos 847,2 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso do Sul. Os postos de cobrança serão instalados em: Mundo Novo, entre Itaquiraí e Naviraí, em Caarapó, em Rio Brilhante, em Campo Grande, entre Jaraguari e Bandeirantes, entre Camapuã e São Gabriel do Oeste, em Rio Verde e entre Pedro Gomes e Sonora.

Com o valor da tarifa corrigido pelo IPCA até janeiro de 2014, o condutor de carro pagaria para percorrer toda a extensão da BR-163 no estado, se a cobrança do pedágio já estivesse em vigor, R$ 41. Por sua vez, o motorista de um caminhão ou carreta pagaria esse valor por cada eixo do veículo.






Fonte: Do G1

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