A Polícia Militar iniciou nesta semana a Operação Volta as Aulas que consiste na recepção aos alunos e orientação de toda comunidade escolar na prevenção de crimes, contravenções e atos infracionais.
A ação foi desencadeada na última segunda-feira na Capital, Chapada dos Guimarães e Santo Antonio de Leverger, área de abrangência do 1º Comando Regional da PM e se estende até sexta-feira.
Segundo o comandante do 1º Comando Regional Coronel Jadir Metelo Costa, não serão feitas blitze próximas das escolas, mas sim um trabalho de conscientização dentro das unidades educacionais destas três cidades. Ele destacou que a operação vai além de questões de trânsito.
"Os policiais militares engajados na operação solicitam um espaço para esclarecimento da presença da Polícia Militar no ambiente escolar, informando que estão ali para levar segurança àquela comunidade", frisou.
Ele acrescentou que em se tratando de segurança, trata-se de prevenção contra a presença de aliciadores, traficantes e outras pessoas que podem se aproveitar da aglomeração de pessoas na escola e imediações para cometerem os mais diversos crimes a exemplo do roubo e furto.
Coronel Costa destacou que a presença da Polícia Militar no ambiente escolar e no seu entorno não é uma novidade no cotidiano escolar e por isso, além de trabalho repressivo, os PMs estão desenvolvendo um trabalho preventivo.
"Estaremos realizando rondas para que os problemas não ocorram, mas se existirem situações em que seja acionada estará de imediato para garantir a segurança da comunidade escolar", assegurou.
Esta operação foi realizada no ano de 2013, a título de experiência, nas escolas localizadas nos bairros atendidos pelas Bases Comunitárias do Pedregal e do Bosque da Saúde em Cuiabá e agora ampliou as atividades para 97 escolas.