No Brasil, o futebol americano pode não ter o mesmo destaque que o futebol, mas a cada ano vem despertando o interesse dos torcedores. Hoje já existe uma liga nacional - Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA) - criada nos moldes da National Football League (NFL) dos Estados Unidos e que conta com 33 times de 23 cidades espalhados pelas cinco regiões do país.
Um dos principais clubes da LFBA é o Cuiabá Arsenal, equipe bicampeã nacional. Atualmente, a equipe vive a expectativa de poder mandar os seus jogos na Arena Pantanal, empreendimento multiuso e sustentável.
“Jogar na Arena Pantanal seria uma experiência ímpar para todos os nossos atletas. Somos um time amador, de forma que o espetáculo, as emoções e a interação com o ambiente e a torcida são fatores muito importantes para nossos jogadores. Atuar em um dos palcos da Copa do Mundo seria a realização de um sonho e a coroação de um longo e árduo trabalho de construção do esporte feito por muitas pessoas ao longo de muitos anos”, argumenta o treinador da equipe, Brian Guzman.
O melhor público registrado pela equipe foi na final do campeonato brasileiro de 2012, quando levou cinco mil torcedores ao Estádio Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha). O Cuiabá Arsenal acredita que com o mando de jogos na Arena Pantanal esse número pode aumentar consideravelmente. “Acreditamos que os jogos do Cuiabá Arsenal na arena possam atrair em torno de 20 mil pessoas”, afirma o presidente da equipe, Orlando Ferreira.
“Sempre contamos com o apoio da nossa torcida e ela já é reconhecida por todos os adversários que vieram jogar aqui, pelo barulho que faz e por não parar de empurrar o Arsenal até o final da partida, seja ela fácil ou difícil. imaginar a Arena Pantanal cheia, nos apoiando, já dá até um arrepio, pois com certeza será algo inesquecível e nos fará manter a cabeça focada em trazer títulos para casa”, comemora o capitão do time, Igor Mota.
O responsável pela introdução do futebol americano em Cuiabá foi Orlando Ferreira. Em 2002 ele trouxe uma bola dos Estados Unidos e resolveu convidar alguns amigos para ensinar algumas jogadas, mas apenas por pura diversão.
Quatro anos depois já existiam quatro equipes na capital: Cuiabá Heat, Cuiabá Gators, Cuiabá Enginners e Cuiabá Fite. E, após disputar um campeonato entre si, essas equipes se fundiram e formaram o Cuiabá Arsenal, nome inspirado no Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso.
A primeira partida oficial do Cuiabá Arsenal aconteceu no dia 16/06/2006 contra a equipe Tubarões do Serrado, de Brasília. E o resultado não poderia ser mais animador, vitória dos cuiabanos pelo placar de 30 a 8.
Quem vê hoje a equipe organizada, tanto dentro quanto fora das quatro linhas, não imagina o quão difícil foi alcançar esse patamar. “Por vários anos nós jogamos sem o uso de equipamentos, o que aumentava sensivelmente o risco de lesões. À medida que avançamos, outras dificuldades foram surgindo e uma delas nos acompanha sempre, que é a falta de apoio financeiro”, conta o presidente do clube.
“Sempre contei com o apoio de várias pessoas, entre jogadores, torcedores e apoiadores que nos ajudaram a superar os desafios. Quando começamos a praticar futebol americano em Cuiabá, em 2002, não sabíamos onde isso ia chegar. Mesmo quando criamos a equipe, em 2006, nossa expectativa era apenas de praticar um esporte que gostávamos. À medida que as coisas foram acontecendo, fomos nos ajustando. Hoje temos um orgulho muito grande do que conquistamos e uma responsabilidade ainda maior, principalmente em respeito à cidade, ao estado e às pessoas que nos apoiam e acompanham”, relembra.
Apesar de a equipe contar hoje com dois patrocinadores e mais seis apoiadores, o presidente reitera a importância de se conseguir novos parceiros para a temporada de 2014. “Em 2013 nossos gastos somaram R$ 162 mil e a diretoria teve que arcar com quase R$ 100 mil. Precisamos de mais patrocinadores para tornar a equipe forte”, afirma.
“Participar de iniciativas sociais é um fator indispensável no processo de formação do cidadão. Temos atletas de diversas idades que tentamos impactar de forma positiva à medida que associamos a prática esportiva à responsabilidade de ser um exemplo dentro e fora de campo. Essas experiências acabam sendo uma via de mão dupla, ao mesmo tempo em que ajudamos ao próximo, colhemos os benefícios de aprender com eles e crescer como atletas e cidadãos”, afirma Guzman. Doação de sangue, visitas a ONGs e até campanhas publicitárias de conscientização no trânsito são algumas das ações sociais desenvolvidas pelo Cuiabá Arsenal.
O treinador acrescenta ainda que “o esporte é um dos melhores veículos para impactar positivamente a vida das pessoas. Dar aos jovens acesso à pratica esportiva, seja através da construção de campos, praças esportivas ou maiores investimentos, é uma aposta que renderá frutos em todas as áreas da sociedade no futuro. O mesmo vale para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, uma vez que as obras de infraestrutura fiquem prontas. Preparar a cidade para receber uma Copa do Mundo é um trabalho e sacrifício compartilhado por todos que moram nela, será gratificante ver a população colhendo os frutos disso após o evento”.
TÍTULOS
2007 - Pantanal Bowl I; 2008 - Torneio Capital II; 2008 - Sorocaba Bowl I; 2009 - Pantanal Bowl III; 2010 - Brasil Bowl I (Campeão da Liga Brasileira de Futebol Americano); 2012 - Brasil Bowl III (Bicampeão da Liga Brasileira de Futebol Americano).