Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Saúde
Quarta - 19 de Março de 2014 às 21:04
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Getty Images
Efeito foi verificado principalmente na escolha da sobremesa
Efeito foi verificado principalmente na escolha da sobremesa

Ter que optar entre um prato saudável ou carregado de calorias em um restaurante é uma verdadeira batalha entre força de vontade e tentação. Pesquisadores Universidade de Bourgogne, no entanto, descobriram uma forma para fugir da gordura e excesso de calorias: sentir o cheiro de frutas antes de comer. A exposição a odores frutados antes de escolher os alimentos da refeição torna o cérebro mais propenso a preferir a opção saudável, especialmente quando se trata de sobremesa. As informações são do Daily Mail.

Os estudiosos disseram que a descoberta destaca o grau em que os aromas influenciam as escolhas alimentares, pois os voluntários para a pesquisa não sabiam que estavam expostos a odores de frutas. Apesar de campanhas, até mesmo feitas pelos chefs, para incentivar a alimentação saudável, o estudo mostrou que as escolhas estão mais relacionadas aos cheiros sentidos antes de comer.

Os pesquisadores recrutaram 115 homens e mulheres com idades entre 18 e 50 anos e dividiram os voluntários em dois grupos. Uma parte ficou em uma sala de espera pulverizada com aroma de peras frescas e a outra em um ambiente sem odor de frutas. Após 15 minutos, todos foram levados a escolher entrada, prato principal e sobremesa. Embora as duas primeiras escolhas não tenham sido influenciadas, foi possível perceber diferença na hora da sobremesa.

Três em cada quatro participantes que não cheiraram fruto de antemão o aroma de peras optaram pelo brownie de chocolate, em comparação com menos da metade do grupo submetido ao aroma.






Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7557/visualizar/