Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Quinta - 20 de Março de 2014 às 13:35
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Ilustração

Policiais civis prenderam uma quadrilha formada pelo pai e três filhos - um de 23, um de 21 e outro de 20 anos. Eles são acusados de roubar carros e adulterar documentos em Alto Araguaia (cidade a 400 quilômetros ao sul de Cuiabá). O bando agia também em municípios da região.

Participava do esquema um adolescente de 17 anos, detido pelos policiais. O  Operação Abelha foi desencadeada na sexta-feira. Os policiais apreenderam uma picape Ecosport com chassis remarcado, além de pedaços de dois carros – um Celta e uma picape Pampa. 

Com os suspeitos, os policiais apreenderam um revólver calibre 38.  Pelo esquema, o pai era o líder da quadrilha. Um dos filhos rendia as vítimas junto com o irmão e os dois levavam as vítimas para a região de Mineiros (GO) para um local ermo previamente combinado. De lá, telefonavam para o adolescente e o terceiro filho.

Na sequencia, o pai era acionando para auxiliar nas agressões físicas. Pai e filhos ainda faziam as adulterações dos veículos roubados remancando chassis.

Segundo o delegado José Mauro Dias de Souza, a primeira ação da quadrilha consistia em comprar veículos acidentados a preços baixos, onde o proprietário o entregava quase de graça. “A partir daí, a quadrilha passava a observar outro veículo com as mesmas características para efetuar o roubo”, frisou.

Após o roubo, o bando fazia a remontagem utilizando o chassis do carro batido e o restante do carro roubado. O serviço era realizado na oficina e, após a finalização da montagem, vendiam o produto final como um veículo legalizado por valores mais elevados.

O delegado acrescentou que investigações iniciaram após o roubo do Ecosport e sequestro de sua proprietária, uma escrivã da Polícia Civil. Semanas depois, um casal também foi vítima da ação dos criminosos que, na oportunidade, subtraíram um Celta.

“Os dois fatos foram tratados de forma vinculada porque conforme as declarações colhidas das vítimas, o ‘modus operandi’ e as características dos suspeitos coincidiam”, explicou.

As investigações indicavam que a quadrilha poderia ser formada por fugitivos do presídio de Jataí, em Goiás, inspirando o nome da operação, devido a cidade ser uma espécie de abelha. Os policiais, no entanto, descobriram que os assaltantes eram de Santa Helena (GO) e pertenciam a uma mesma família.

Em interceptação, os policiais descobriram o outro roubo seria efetuado na mesma data em Alto Araguaia, cujo alvo seria veículo Gol. Os policiais descobriram que um dos suspeitos estariam dirigindo uma picape Pampa.

Com ele, foi encontrado o pendrive da vítima do Celta, com os arquivos ainda intactos e o nome dela. A partir daí, a equipe policial chegou até a residência do suspeito, onde os restantes foram presos.

A quadrilha estava montando outra oficina em Alto Araguaia, que também seria mantida com as atividades criminosas. Os veículos roubados em Alto Araguaia e região seriam encaminhados para Santa Helena, da mesma forma, os carros subtraídos em Goiás seriam adulterados na oficina instalada em Mato Grosso.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7608/visualizar/