Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Sexta - 21 de Março de 2014 às 14:20
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Divulgação/Secopa
Imagem ilustrativa mostra como foi planejado o Fan Fest em Cuiabá
Imagem ilustrativa mostra como foi planejado o Fan Fest em Cuiabá

Ninguém se interessou em construir o Fan Park de Cuiabá. A sessão de abertura das propostas das empresas, realizada na manhã desta sexta-feira (21), foi deserta.

O local, que tem como função servir de ponto de encontro dos torcedores, é considerado obrigatório pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) em todas as cidades-sedes da Copa do Mundo.

Com menos de três meses para o início do Mundial no Brasil, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) cogita realizar a contratação de uma empresa especializada por meio de dispensa de licitação.

Segundo o edital, que já havia sido republicado no dia 24 de fevereiro, a obra está orçada em aproximadamente R$ 1,3 milhão.

A outra alternativa da pasta – mais arriscada, devido à falta de tempo para execução da obra – é publicar o edital pela terceira vez e abrir um novo prazo para construção do parque. No último edital lançado, a expectativa era de que a obra fosse concluída em 60 dias.

A definição sobre qual solução será tomada para resolver o problema deverá ser tomada ainda nesta tarde, após uma reunião da Comissão de Licitação da Secopa com a o secretário da pasta, Maurício Guimarães.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Fan Fest deverá ser montado no Parque de Exposições da Acrimat

Obra atrasada

Segundo os prazos iniciais apresentados pelo Estado, a obra, que será executada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro (Acrimat) já deveria estar pronta. Agora, ela deverá ser concluída às vésperas do início do torneio, agendado para o dia 12 de junho.

O Estado já havia lançado um edital para realização das obras do Fan Park em 2013, mas cancelou a licitação no início de janeiro deste ano por “necessidade de ajustes no projeto original”.

O Fan Fest deverá ter capacidade para abrigar até 56 mil torcedores por dia, segundo o projeto inicial apresentado pelo Estado. O edital prevê ainda a construção de uma edificação de 100 m².

A entrada no local será gratuita e os visitantes poderão assistir aos 64 jogos da Copa do Mundo, que serão transmitidos em telões em alta definição, durante os 31 dias de evento.

O objetivo é reunir os torcedores que não conseguirem comparecer aos estádios para assistirem às partidas. O local também deverá oferecer atividades esportivas, culturas, shows e entretenimento em geral.

Em entrevistas anteriores, o secretário da Copa, Maurício Guimarães, já havia declarado que o local é constituído basicamente de estruturas temporárias que são montadas semanas antes do início do Mundial.

Gastos
Apesar do orçamento para montagem do local não ter sido divulgado ainda pela Secopa, o Governo do Estado é quem deverá arcar com a maioria dos gastos para organização do local.

O Fan Fest deverá oferecer um sistema completo de emergência, segurança e atendimento médico aos torcedores.

Além disso, o local deverá contar com telões, bares, estacionamento, praça de alimentação e lojas oficiais dos patrocinadores do Mundial e da Fifa.

A Fifa, por sua vez, deverá arcar apenas com a instalação de palcos, telões, sonorização e iluminação do local.

Esse modelo de divisão de gastos, aliás, é questionado pelo Ministério Público Federal (MPF) em uma ação judicial que tramita na Justiça Federal e engloba todas as cidades-sedes. O MPF tenta proibir os gastos públicos com as estruturas.

Tradição

A construção dos “Fan Fests” tornou-se tradição em 2006, na Alemanha, seguindo o grande sucesso dos eventos públicos de transmissão não oficiais realizados na Coréia do Sul, em 2002.

Em 2010, a Fifa levou o evento para diversas cidades localizadas fora da África do Sul, tornando a experiência de participar da Copa do Mundo algo verdadeiramente internacional.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7674/visualizar/