Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Saúde
Sábado - 22 de Março de 2014 às 07:36
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Getty Images
Vida moderna diminuiu a importância dada ao sentido
Vida moderna diminuiu a importância dada ao sentido

Os seres humanos podem detectar mais de um trilhão de cheiros, de acordo com um novo estudo feito pelo Laboratório de Neurogenetics de Rockefeller que considerou o nariz como muito mais versátil do que os ouvidos e os olhos. Antes da pesquisa, cientistas acreditavam na possibilidade de identificar 10 mil odores diferentes, mas a expectativa estava muito abaixo da capacidade real. As informações são do Daily Mail.

Uma explicação seria a desatenção dos seres humanos em relação ao olfato, já que no mundo moderno o sentido já não é usado como modo de vida. De acordo com o líder da pesquisa, Andreas Keller, nossos ancestrais valorizavam mais o olfato como meio de sobrevivência. A evolução humana e a transição para postura ereta prejudicaram o trabalho na detecção dos aromas já que os narizes ficaram mais distantes do chão, de onde provem a maioria dos odores.

Além disso, banhos diários e desodorantes deixam os odores mais limitados. Segundo os pesquisadores, o conjunto de mudanças fez os humanos darem menos importância ao olfato, do que à visão e audição.

Para a pesquisa, um grupo de voluntários foi convidado a distinguir misturas complexas de aromas. Keller usou 128 moléculas de odor responsáveis pelos aromas como laranja, anis e hortelã. Ele as misturou em diferentes proporções. Os pesquisadores estavam interessados ​​na percepção das qualidades do odor e não a sua intensidade.






Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7725/visualizar/