Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Segunda - 24 de Março de 2014 às 09:28
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Ilustração

O crime de tráfico de drogas é o responsável por 57% das prisões realizadas pelos batalhões da Polícia Militar instaladas em Cuiabá. Levantamento realizado pelo Comando Regional de Cuiabá (CRI) aponta que do total de flagrantes encaminhados à Polícia Judiciária Civil, somando 706, as ocorrências policiais envolvendo tráfico ou uso de entorpecentes lidera com 402 ocorrências. O balanço refere-se apenas aos registros realizados no período de janeiro e fevereiro de 2014.

A pesquisa aponta ainda que no mês de janeiro, 1.221 pessoas foram conduzidas à delegacia e no mês de fevereiro, foram outras 1.088. Comparativamente ao mesmo período de 2013, percebe-se um aumento de 38% nas ocorrências de flagrante. No ano passado foram 210 registros. 

Na sequência, com um percentual de 24% do total de registros, aparecem as ocorrências envolvendo os crimes contra o patrimônio (roubos) e as apreensões de armas de fogo. Os crimes envolvendo lesões corporais (Maria da Penha) e a direção sob efeito do álcool ainda resultaram em 19% dos encaminhamentos para delegacias de polícia.

O comandante regional de Cuiabá, coronel Jadir Metello Costa, avalia que o combate ao tráfico de drogas inibe automaticamente a prática de outros delitos, como os furtos e os roubos. “São ações que estão correlacionadas. Se há um combate mais efetivo, a tendência é que se perceba a redução nos indicadores como um todo de criminalidade”.

Ele ainda cita que a PM todas as ações desencadeadas seguem a um rigoroso padrão de análise de ocorrências. Normalmente, o maior de ocorrências envolvendo o tráfico de drogas se registra em bairros com grande densidade população e áreas de periferia. “O tráfico fomenta a criminalidade. Como nos casos de homicídios registrados, 70% estão relacionados ao uso ou tráfico. Nós temos intensificado as atuações no CPA e área do Coxipó”. 

Uma das medidas a serem implementadas para ampliar a segurança, conforme o comandante, será uma nova divisão geográfica dos bairros atendidos pelo 3º Batalhão da PM, a região da Grande Morada do Ouro. “Nós temos um estudo em análise considerando que a área é muito grande o que vai facilitar o policiamento”. A região possui um total de 110 bairros, que são responsabilidade de sete bases comunitárias de segurança. É o Batalhão que mais concentra bairros na capital. 

Cuiabá possui hoje um total de cinco batalhões: o 1º (responsável pela área Central), o 3º (área da Grande Morada da Serra), o 9º (área do Coxipó), o 10º (Verdão) e o 24ª (Pedra 90).





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7759/visualizar/