A Malaysia Airlines enviou uma mensagem de texto nesta segunda-feira (24) aos familiares das 239 pessoas a bordo do avião desaparecido que, segundo as mais recentes informações, o Boeing caiu no Oceano Índico e que não há sobreviventes no desastre.
"A Malaysia Airlines lamenta com pesar que temos de presumir, além de qualquer dúvida razoável, que o voo MH370 se perdeu e que não há sobreviventes entre os que estavam a bordo", afirma a mensagem de texto enviada aos familiares.
A companhia aérea enviou a mensagem de texto momentos antes da coletiva de imprensa em que o premiê da Malásia, Najib Razak.
Na entrevista, ele confirmou que o avião caiu o Oceano Índico.
A informação que confirmou a queda do avião foi obtida com base na em uma nova análise de dados de satélite, que apontaram que a última localização do avião foi no sul do oceano. O premiê também diz que não há sobreviventes.
“Baseado em novas análises, concluiu-se que a última posição do MH370 foi no meio do Oceano Índico. Esta é uma região remota, longe de qualquer possível local de pouso. Com muita tristeza, eu devo informar que, de acordo com novos dados, o voo acabou no sul do Oceano Índico", afirmou Razak.
Razak não confirmou, entretanto, que os objetos avistados no mar nesta segunda por aviões chineses e australianos sejam os destroços do voo. Os objetos foram vistos em uma área a 2,5 mil km da cidade litorânea de Perth, na Austrália. Buscas ainda são realizadas na região.
O premiê disse que já informou às famílias dos passageiros e tripulantes sobre a nova informação. Segundo ele, análises de imagens de satélite e novos dados mostram que a última posição do avião foi a oeste de Perth.
"Lamentamos profundamente que temos que assumir sem nenhuma dúvida que o voo MH370 se perdeu e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu. Nós devemos agora aceitar todas as evidências que sugerem que o avião caiu no sul do Oceano Índico", acrescentou o premiê.
Buscas continuam
Uma aeronave australiana envolvida nas buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines avistou dois novos objetos nesta segunda, informou o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott.
Abbott disse ao Parlamento da Austrália que um navio do país estava perto do local onde objetos, um deles circular e de cor verde acinzentada, e o segundo laranja e retangular, foram avistados. Ele disse esperar que os itens sejam recuperados em breve.
Os objetos foram avistados 2.500 km ao sudoeste de Perth, a grande cidade da costa oeste australiana.
Segundo a agência Xinhua, a tripulação de um avião chinês também chinês avistou dois objetos relativamente grandes, e muitos outros de menor tamanho de cor branca espalhados por um raio de vários quilômetros. Os dois objetos grandes eram “brancos e quadrados”.
Parente de um passageiro do avião da Malaysian Airlines se desespera após ouvir anúncio que a aeronave caiu no mar (Foto: Ng Han Guan/AP)
Parente de um passageiro do avião da Malaysian Airlines se desespera após ouvir anúncio que a aeronave caiu no mar (Foto: Jason Lee/Reuters)
Mulher sai carregada após receber a notícia sobre o avião da Malaysia Airlines (Foto: Ng Han Guan/AP)
Pessoas que perderam parentes no voo da Malaysia Airlines MH370 choram em hotel em Pequim depois de ouvir a notícia de que o avião caiu no Oceano Índico (Foto: Goh ChaiI Hin/AFP)