Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Segunda - 24 de Março de 2014 às 13:12

    Imprimir


A “saga” de enfrentar um fila de espera de até seis horas por dia pelo tratamento de radioterapia vivenciada pelos pacientes com câncer do Estado pode ser amenizada a partir desta segunda-feira (24), quando o aparelho do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCâncer) volta a funcionar, após dois meses em manutenção.

Nesse período, os pacientes precisavam recorrer ao único aparelho em funcionamento no Estado, localizado na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Helena* acompanha a prima quase diariamente em seu tratamento contra um câncer de mama, desde o início do ano, e denunciou ao MidiaNews a superlotação do hospital filantrópico e a longa espera dos pacientes.

[img border="0" align="left" src="http://www.midianews.com.br/images/aspas_right.gif" alt="">

“São crianças, idosos, pessoas que já estão debilitadas e precisam esperar seis ou sete horas para passar por um tratamento de 10 minutos, todos os dias”, disse.

De acordo com Helena, são agendadas aproximadamente 10 pacientes por hora, mas constantemente a única máquina em funcionamento na Santa Casa apresenta problemas, por não suportar a demanda.

“Quando essa máquina não suporta a sobrecarga, são outras longas horas esperando ela voltar a funcionar. Se ela parar de uma vez, como ficam os assistidos?”, questionou.

Ela ressaltou que a principal reclamação dos pacientes não é em relação ao atendimento, mas quanto a assistência que deveria ser garantida pelo poder público.

“Minha denúncia não é contra a Santa Casa, porque o atendimento dos médicos, enfermeiros e funcionários é excelente. A Santa Casa está sendo uma mãe, acolhendo todo mundo. Quem tem que tomar uma postura é o governo, que fornece apenas duas máquinas para atender a todo o Estado”, reclamou.

[img border="0" align="right" src="http://www.midianews.com.br/images/aspas_left.gif" alt="">

HCâncer
Por meio de assessoria, o HCâncer afirmou ao MidiaNewsque a única máquina disponível na unidade ficou sem funcionar por dois meses devido à peça e manutenção técnica não existente na Capital e que precisa ser feita por profissionais de fora do Estado.

Durante a semana passada, a máquina já estava passando por testes finais para garantir que os raios funcionariam com precisão sobre as células cancerígenas dos pacientes e, hoje, os pacientes já podem voltar a procurar atendimento na unidade.

O HCâncer reconheceu, ainda, os problemas causados pela paralisação da máquina, com a sobrecarga da Santa Casa, uma vez que a unidade enfrentou o mesmo “desespero” quando o equipamento de radioterapia da Santa Casa ficou sem funcionar por quase seis meses.

Na ocasião, segundo a assessoria, o atendimento começava às 6 horas e seguia, em algumas ocasiões, até às 3 horas do dia seguinte, para garantir atendimento a todos os pacientes.

Outro lado
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou ao site que não é responsável por investimento na infraestrutura dos dois hospitais que oferecem tratamento aos pacientes com câncer em Cuiabá.

De acordo com o Município, eles recebem recursos do Governo Federal para contratar os serviços de radioterapia dos dois hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas não é responsável pela compra de equipamentos de cada unidade hospitalar.

*O nome Helena foi usado para preservar a identidade da denunciante.






Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7784/visualizar/