Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Terça - 25 de Março de 2014 às 19:28

    Imprimir


Estação Aeroporto é a primeira do projeto do VLT a ser construída na Grande Cuiabá. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)

Estação Aeroporto é a primeira do projeto do VLT a ser construída na Grande Cuiabá. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)

Doze dias após o prazo contratual de entrega das obras, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) divulgou nesta terça-feira (25) o início da construção da primeira estação para embarque e desembarque de passageiros do metrô de superfície Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá. Localizada em frente ao Aeroporto Marechal Rondon, a estrutura já teve sua fundação executada, anunciou a Secopa.

A construção de todo o projeto do VLT, licitado por R$ 1,477 bilhão para servir à demanda da Copa do Mundo em junho, já deveria estar pronta no dia 13 de março, data estabelecida no contrato assinado com o consórcio de empreiteiras responsável. Entretanto, os trabalhos atrasaram e o governo já admitiu entrega do projeto em dezembro para que a população da Grande Cuiabá venha a usufruir do novo modal de transporte somente em 2015.

Estação Aeroporto
A estação Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda, é a primeira de 33 previstas no projeto original. O governo afirma que as obras da estação estão na fase de execução dos blocos e de montagem dos pilares da estrutura metálica de sustentação da cobertura. Conforme imagens de projeções artísticas da estação, a estação terá formato de arco com duas plataformas, uma para embarque e outra para desembarque, com os trilhos ao meio.

Estação Aeroporto e outras sete deverão atender passageiros do VLT no trecho de Várzea Grande. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)

Estação Aeroporto e outras sete deverão atender passageiros do VLT no trecho de Várzea Grande. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)

De acordo com o projeto, o piso da plataforma estará a 30 centímetros do nível da rua e no mesmo nível dos trilhos, para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

A estação terá 65 metros de comprimento por 19 de largura e sete metros de altura no ponto mais elevado da cobertura.

As obras deverão dotar a estação de bilheteria, catracas, sanitários, lixeiras, assentos e piso tátil para a locomoção de deficientes visuais. A Secopa não informou se a estação será climatizada, mas anunciou que os trens do VLT terão ar refrigerado e que o tempo médio de espera do passageiro dentro do local será quatro minutos.

A estação Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda, é a primeira de 33 previstas no projeto original do VLT em Cuiabá e Várzea Grande. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)

No canto superior da imagem, hotéis e demais construções na Avenida João Ponce de Arruda; no canto inferior direito, parte do estacionamento do Marechal Rondon. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)

Estações
No eixo de 15 quilômetros entre o Aeroporto e a região do CPA, em Cuiabá, a linha do VLT deverá contar com 22 estações de embarque e desembarque. A estação Aeroporto será localizada perto do Terminal Várzea Grande, ao fim do viaduto que passa em frente ao aeroporto, onde também deve funcionar o centro de controle do metrô.

Dessa forma, serão ao todo oito estações no trecho do VLT em Várzea Grande: terminal; estação Aeroporto; Couto Magalhães (cuja obra de fundação também já foi iniciada); Shopping Fórmula; Secretaria dos Esportes; Cristo Rei; Abelardo Azevedo; FEB.

Estação terá duas plataformas, sendo uma para embarque e outra para desembarque dos passageiros. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)

Estação terá duas plataformas, uma de cada lado, sendo uma para embarque e outra para desembarque dos passageiros. (Foto: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande)






Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/7874/visualizar/