Não depende apenas da vontade de Elias o acerto com o Corinthians. Caso contário, ele já teria voltado a vestir a camisa alvinegra e poderia participar dos treinos com os colegas de time. Ansioso para resolver seu futuro, o volante conversou com jogadores do atual elenco corintiano e avisou que quer muito assinar contrato e voltar a defender o clube onde foi ídolo de 2008 a 2010. Agora, "só" depende de Timão e Sporting entrarem em um acordo financeiro.
Elias tem amizade com vários jogadores do elenco e costumava ver os corintianos sempre que tinha folga no Flamengo, seu antigo clube. O retorno ao Sporting fez o contato pessoal diminuir, mas as mensagens e ligações são constantes. O volante colocou em sua cabeça que chegou o momento de voltar ao Corinthians - sabendo disso, o técnico Mano Menezes também está na torcida por sua chegada.
- Ele está ansioso mesmo, até porque o prazo está acabando. Ele tem ambiente ótimo e seria um belo reforço - afirmou um jogador do elenco, que tem contato com Elias.
No fim do ano passado, o volante chegou a participar de uma festa à fantasia organizada por corintianos em São Paulo. Além do contato de Elias com integrantes do elenco alvinegro, a mulher dele mantém amizade com esposas de jogadores do time - apesar de um de seus melhores amigos, o meia Douglas, ter sido negociado com o Vasco.
Corinthians buscou a ajuda de Ronaldo Fenômeno para ter Elias de volta, mas não deu certo
Na época, já havia revelado que queria retornar ao Corinthians, mas deu preferência ao Flamengo, que negociava a compra dos direitos econômicos com o Sporting. Após a desistência do clube carioca, a prioridade passou a ser o paulista.
O Timão busca um investidor interessado em ajudar na contratação. Até Ronaldo Fenômeno foi procurado, com a seguinte oferta: o ex-jogador emprestaria 4 milhões de euros (cerca de R$ 12,7 milhões) para adquirir os 50% dos direitos econômicos pertencentes ao Sporting, principal entrave da negociação. Depois, receberia o valor em prestações e com juros que dariam uma diferença de mais de R$ 6 milhões em relação ao montante original.
A alternativa é buscar empréstimo com bancos parceiros, fato que o clube não descarta. É preciso correr, pois a janela de transferências internacionais no Brasil fecha nesta segunda-feira, dia 31 de março. Caso não consiga êxito no negócio, o Corinthians só poderia tentar contratar Elias após a Copa do Mundo, na janela do meio do ano.