Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Esportes
Segunda - 31 de Março de 2014 às 09:36

    Imprimir


Da fúria à resignação. Assim foi Paulão após o Gre-Nal em que seu Inter bateu o Grêmio por 2 a 1 e largou em vantagem na primeira final do Gauchão, no domingo. Os sentimentos não têm a ver com o jogo, mas remetem a denúncia que o próprio zagueiro fizera. Ao deixar o campo, alegou que um torcedor do Grêmio se aproximou e, das cadeiras, fez gestos de macaco. Depois de tentar identificá-lo na multidão, optou por não levar a suspeita de racismo adiante.

- Ele (o torcedor) fez o som imitando um macaco, mas para mim isso é coisa pequena, vou para a casa. Na verdade, eu tenho felicidade de ser negro. Se ele está chateado com negro, para mim, só me engrandece. Não vou entrar nessa briga, porque seria mais um negro que estaria brigando por uma coisa que não está dando resultado - disse, em tom sério e um tanto contrariado. - Se o encontrasse na rua, teria um bate-papo. deve estar chateado com o resultado do time dele no jogo.

paulão inter grêmio gre-nal arena racismo (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)

Paulão sai consolado por segurança do Grêmio após incidente na Arena (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)

Assim que o princípio de tumulto se instaurou na boca do túnel, seguranças trataram de levar Paulão para o corredor de acesso aos vestiários. Um dos que o ajudaram a acalmar os ânimos foi Fernandão, segurança do Grêmio, seu conhecido dos tempos de Tricolor, entre metade de 2010 e início de 2011. 

Embora a mudança de postura de Paulão, o episódio não passará impune pelos clubes. Tanto Grêmio quanto o Inter prometem investigar. A ordem para apurar o autor do suposto crime vem direto do presidente Fábio Koff.

- Um fato desses é lamentável. Não deve ser punido só com medidas desportivas. É um delito, o autor tem de sofrer o procedimento penal adequado. O Grêmio é o primeiro interessado em saber quem foi. Reprovamos esse ato em todos os aspectos - apregoa o gremista.

Não vou entrar nessa briga, porque seria mais um negro que estaria brigando por uma coisa que não está dando resultado
Paulão, zagueiro do Interr

Ao final do o jogo, o advogado Gabriel Vieira foi consultar a administração da Arena. A intenção é tentar identificar esse torcedor para evitar com que o clube seja penalizado.

 - Vamos esperar pela Arena para ver se temos essas imagens. A partir daí, vamos tentar identificar esse torcedor. Temos todos os CPFs cadastrados - reforça.

O Inter não fica atrás e garante já mobilizar o seu departamento jurídico. De acordo com o vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros, o clube pretende averiguar se há material, de vídeo, por exemplo, que possa provar o ato e, a partir daí, procurar uma punição ao infrator.

A súmula pouco deverá ajudar. O árbitro Leandro Vuaden avisou, após o Gre-Nal, que não viu o incidente, o que o impossibilita de citá-lo no documento.

- Eu não vi. Sempre quando um árbitro presencia, ele registra. Quando não acontece, não podemos fazer. Mas, depois, há um tribunal para analisar as imagens - conta.

paulão inter grêmio gre-nal 400 arena (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

Paulão tenta identificar suspeito e depois o aplaude, com ironia (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)

O Campeonato Gaúcho ficou marcado por um episódio de racismo. O árbitro Márcio Chagas  relatou ter ouvido ofensas racistas em partida no dia 5 de março, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em jogo entre Esportivo e Veranópolis, pelo Gauchão. Depois da partida, fotografou seu carro amassado e com bananas sobre ele. Ele diz que a depredação ocorreu no estacionamento privativo do time da casa. O Esportivo não perdeu pontos. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul definiu multa de R$ 30 mil e a perda de cinco mandos de campo.

Sobre o Gre-Nal, o placar permite ao time de Abel Braga perder por 1 a 0, na volta, para ser tetracampeão gaúcho, em 13 de abril. Antes do Gre-Nal 401, no entanto, há muito o que se fazer. O Grêmio viaja já no início da manhã de segunda para a Colômbia, onde tenta, diante do Nacional de Medellín, classificação antecipada para as oitavas da Libertadores. No domingo, é dia de o Inter reinaugurar o Beira-Rio, em amistoso contra o Peñarol. Em termos históricos, o Gre-Nal 400 traz a 150ª vitória do Inter, em confrontos iniciados em 1909, contra 125 do Grêmio, que não triunfa há seis duelos, o último fora em 26 de agosto de 2012, pelo Brasileiro. 






Fonte: GloboEsporte.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/8043/visualizar/