Policiais militares e skatistas que frequentam o centro de Cuiabá, na Praça Alencastro em frente à Prefeitura da Capital estão em “pé de guerra”. Principalmente, depois que os PMs confiscaram pelo menos 3 skates de jovens que utilizam o espaço, colocaram dentro da viatura e levaram para a delegacia. Parte da ação foi filmada e postado no Facebook na última sexta-feira (28). Na tarde deste domingo, 245 pessoas já tinham compartilhado o vídeo. Dezenas de comentários também foram feitos, sendo a grande maioria criticando a ação dos policiais. Os internautas questionam os motivos e alegam que não é crime andar de skate em praça pública.
“Se querem mostrar serviço porque não fecham as bocas de fumo que já estão careca de saber onde ficam? Porque não começam pela boca de fumo da rodoviária que causa tanto transtorno?”, comentou o internauta Tiago Ribeiro ao compartilhar o vídeo. Não está claro em qual dia ocorreu o fato.
Na gravação nã fica claro os motivos de os policiais tomarem os skates dos jovens para serem levados para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Planalto. Dois rapazes também foram conduzidos até a viatura para acompanhar os policiais. Na gravação, ouve-se vários gritos contra os policiais e alguns jovens que estão mais inconformados com a situação gritam que os policiais estão “furtando e roubando” os skates.
Eles também questionam os motivos de os policiais agirem sem usar identificação na farda. Em meio aos questionamentos, uma policial que se identifica como tenente Raíssa resolve colocar a identificação e é criticada e questionada pelo grupo de jovens inconformados com a ação. Pessoas que transitavam pela praça também tentaram demover a ideia dos policiais para que não levassem os skates, mas sem sucesso.
Alguns dos integrantes do grupo usam a ironia e perguntam aos policiais se é crime “praticar skate”. O policiamento na região central é de responsabilidade do 1º Batalhão.
Alegam ainda que são tratados como “bandidos” pelo fato de se encontrarem na praça para andar de skate. Nos minutos finais da gravação, ouve-se a revolta dos jovens após a viatura deixar a praça levando os objetos e pelo menos 2 rapazes. Eles dizem os rapazes levados têm passagem policial e justificam que nenhuma substância ilícita (drogas) foi encontrada com eles para justificar a condução até a delegacia. O vídeo termina com o grupo gritando e alguns integrantes proferindo xingamentos em protesto à ação dos policiais.