Arena Pantanal vai receber quatro jogos na Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá-MT. (Foto: Renê Dióz/G1)
Após quatro anos, a Arena Pantanal, em Cuiabá, terá um jogo teste de inauguração às 21h [horário de Mato Grosso] desta quarta-feira (2), no Bairro Verdão, na capital mato-grossense. O jogo de estreia será entre Mixto e Santos, que se enfrentam pela Copa do Brasil. Por conta da partida, o trânsito na região terá um esquema especial e restrição de tráfego a partir das 17h até a meia noite.
Pela previsão inicial da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o estádio deveria ficar pronto em dezembro de 2012. Depois de três projetos cogitados, foram escolhidos conceitos ecológicos para a arena, que começou a ser construída em abril de 2010. Com 97% das obras concluídas e custo de R$ 570,1 milhões, a capacidade do estádio é de 43 mil torcedores.
Até esta terça-feira (1º), os operários da Arena faziam a limpeza das áreas comuns e instalação de cadeiras. Ainda falta a colocação de cadeiras no setor superior do estádio. Conforme a Secopa, a partida que terá 100% das obras concluídas está prevista para ocorrer no dia 26 de abril, quando o Luverdense recebe o Vasco pela série B do Campeonato Brasileiro.
A Arena Pantanal será palco de quatro jogos na Copa do Mundo de 2014: Chile x Austrália, Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia-Herzegovina e Japão x Colômbia.
Arena Pantanal terá jogo teste de inauguração nesta quarta. (Foto: Robson Boamorte/GLOBOESPORTE.COM)
Segurança
A operação de segurança para o jogo teste da Arena deve contar com cerca de mil profissionais, segundo divulgou na segunda-feira (31) a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). De acordo com a Sesp, toda a movimentação na arena e em seu entorno será acompanhada em tempo real por um sistema de monitoramento em video controlado a partir de um centro com plataforma de observação.
Toda a operação de segurança será composta por profissionais das polícias Militar, Civil, Técnica (Politec), Federal e Rodoviária Federal e de instituições como o Exército, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Corpo de Bombeiros e até mesmo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Também prestarão auxílio agentes do Juizado Especial, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos.
Trânsito
Para os torcedores interessados em ir ao jogo com o próprio veículo haverá um estacionamento na Acrimat funcionando das 17h até meia noite. No local passará uma linha especial de ônibus que levará os torcedores até aos arredores da Arena Pantanal.
O esquema de mobilidade urbana para a partida, primeiro evento teste da arena, é semelhante ao que deverá ser colocado em prática durante os quatro jogos da Copa do Mundo na capital. Pelas regras, não será permitido estacionar nas imediações do estádio e nem o comércio de ambulantes na região, medidas que valerão também para o Mundial.
Os táxis terão acesso próximo ao estádio com área de embarque e desembarque na rua Dr. Lima Avelino (paralela à rua Traçaia) e na Avenida 8 abril, trecho entre avenidas Ranulfo Paes de Barros e São Sebastião.
O transporte coletivo estará com as linhas normais que passam na região, além das linhas especiais para o jogo desta quarta-feira saindo das Praças Bispo Dom José e Alencastro, no centro da capital. Para a volta depois da partida serão disponibilizados 65 ônibus saindo da Avenida São Sebastião, esquina com a Agrícola Paes de Barros. O valor da passagem será o mesmo cobrado normalmente: R$2,80.
A área em vermelho estará fechada para o trânsito de veículos no dia do jogo. (Foto: Divulgação/Secopa)
Bloqueio
As ruas que serão parcialmente fechadas são a Rua das Almas (Luís de Siqueira ou Projetada), Manuel Pinto, da Encarnação, do Andradas, Claudio Manuel da Costa, da Liberdade, Padre Rolim, Francisco Antunes Muniz, Vila Rica, Dom Luis de Castro Pereira, Oir de Castilho, Piracicaba, Sorocaba, Botucatu, da Liberdade, Traçaia, Dr. Jonas Correa da Costa, Mauricio Madureira, Custódio de Melo, Eduardo Gomes Monteiro, Dr. Novantino Borba e Rua da Esperança. As avenidas Agrícola Paes de Barros, 08 de Abril, Brasil e Ranulfo Paes de Barros também ficarão parcialmente interditadas a partir das 17h.