Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Quarta - 02 de Abril de 2014 às 16:12

    Imprimir


Vinte e sete casos da gripe H1N1 foram notificados em Mato Grosso no primeiro trimestre de 2014. Dados foram divulgados nesta quarta-feira (2), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).

Desse total, 5 casos foram confirmados, 3 em Cuiabá, 1 em Várzea Grande e outro no município de Colíder (650 km a médio-norte da Capital). No ano passado, 5 pessoas morreram vítimas da Influenza A, no Estado.

A doença resulta da combinação de vírus humano da gripe, com vírus da gripe aviária e suína, que infectam porcos simultaneamente. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há risco de infecção por ingestão da carne de porco, que é eliminado com o cozimento.

A contaminação ocorre através de contato direto com os animais ou objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por meio de saliva, secreções e vias respiratórias. Por isso a necessidade de lavar as mãos com freqüência e evitar aglomerações e ambientes fechados.

Ainda segundo a Secretaria, no ano passado, 190 casos de gripe foram registrados em Mato Grosso, sendo que 116 foram descartados para a doença. Quinze foram confirmados para H1N1, 15 da variante Influeza B, 8 de Influenza A H3N2, 9 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 2 foram casos inconclusivos e 25 passaram por investigações.






Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/8205/visualizar/