Devem ser publicados no Diário Oficial do Estado (Iomat) nesta sexta-feira (04) as alterações promovidas no staff do governador Silval Barbosa com a saída de 3 secretários nos últimos dias, visando as eleições de outubro próximo. É esperada que pelo menos 2 nomeações sejam publicadas a do novo secretário de Comunicação, Marcos Lemos, o Marcão e o nome de quem vai assumir a Secretaria Estadual de Cidades (Secid), pasta antes comandada pelo vice-governador Chico Daltro (PSD).
O nome mais forte para assumir a vaga de Daltro é Márcia Vandoni que já comandou a Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Ager-MT). Atualmente, ela já é servidora da Secid e ocupa o posto de secretária-adjunta de Programas Especiais e Articulação Institucional da pasta. É cotada para assumir o cargo de secretária de Estado.
Chico Daltro já se desincompatibilizou de vários cargos de autarquias do Estado que estavam sob a responsabilidade da vice-governadoria. Ele almeja disputar o governo do Estado, mas com a decisão do governador Silval Barbosa de concluir o mandato, esse sonho ficou mais distante. Isso porque se assumisse o governo seria naturalmente o candidato à reeleição. Mas como isso não aconteceu, os 9 partidos da base aliada ainda não chegaram a um consenso sobre o nome que disputará o governo para ser o sucessor de Barbosa. Daltro ainda tem esperança de que consiga viabilizar seu nome.
A terceira vaga em aberto é da social-democrata Janete Riva que pediu exoneração nesta quinta-feira (03) do cargo de titular da Secretaria Estadual de Cultura (SEC). Quanto ao cargo, a expectativa é de que o secretário-adjunto, Fabiano Prates. Ela ficou no cargo por 1 ano e 2 meses e agora ao anunciar sua demissão por “motivos pessoais”, ganha força a tese de que poderá ser candidata para tentar manter algum cargo eletivo com a família Riva, uma vez que seu esposo, deputado José Riva, garante que não vai se lançar na disputa pela reeleição.