A Copa do Mundo de 2014 começou a trazer reflexos positivos para Mato Grosso além da melhoria na infraestrutura de Cuiabá e Várzea Grande. Japoneses já começaram a investir na capital mato-grossense, em breve será aberta uma agência da Yasuda Seguros na cidade. A notícia foi dada pelo presidente da empresa Mikio Okumura em reunião nesta sexta-feira (16) com o governo do Estado e outros empresários do Japão. A Missão Econômica Japão/Mato Grosso termina no sábado (17) após os visitantes conhecerem a Arena Pantanal onde a seleção japonesa jogará contra a Colômbia.
Estiveram presentes na reunião cerca de 20 executivos de bancos, indústrias de alimentos, indústria química e fabricantes de maquinários agrícolas. Os possíveis investidores conheceram a realidade econômica de Mato Grosso e o grande potencial de investimento em alguns segmentos do Estado como agricultura, pecuária, indústria e extração de minérios. Para apresentar os painéis estiveram presentes representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
A vinda de japoneses ao Brasil para discutir futuros investimentos é um desejo do governo mato-grossense há alguns anos. O vice-governador Chico Daltro (PSD) lembra que a visita da Missão Econômica Japão/Mato Grosso é fruto de uma primeira visita a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, em São Paulo, quatro anos atrás. “Estamos buscando viabilizar novos investimentos para o Estado. No primeiro momento teremos incremento na comercialização já que o país importa muita mercadoria daqui. Não descartamos a possibilidade de implantar uma indústria de máquinas agrícolas aqui, já que tivemos representantes desse setor e Mato Grosso é forte no agronegócio”. Segundo Daltro após a reunião o permanente contato continua com o país. “Esses empresários estão no Brasil e também virão assistir o jogo em Cuiabá, temos a previsão de realizar mais uma missão econômica aqui em novembro”.
Mesmo demonstrando real interesse em investir no Estado considerado o maior produtor de grãos do país, os japoneses ainda têm algumas preocupações que foram destacadas durante o evento. Em resumo os empresários entendem que Mato Grosso é um lugar forte e tem muito para crescer mas se preocupam com a segurança do Estado e também com a utilização de produtos químicos na agricultura além da armazenagem. A missão continuou com uma visita ao município de Campo Verde em uma das fazendas do grupo Bom Futuro onde conheceram a produção de grãos, sementes, algodão, bovinos, peixes e ração. Encerrando a estadia no Estado amanhã os empresários visitam o Porto Seco e a Arena Pantanal.
O cônsul Geral do Japão no Brasil, Noriteru Fukushima, avalia como altamente positiva a realização da Missão em Mato Grosso, pela diversidade de empresas participantes. "Temos aqui um presidente importante da Toyota, de um importante banco do Japão e de uma companhia de seguros e todos tem muito interesse em Mato Grosso, sobretudo no agronegócio". Ele comentou que o vice-governador já havia feito esse convite quatro anos atrás e só agora efetivou. Segundo ele, muitas empresas já manifestaram interesse em participar de futuras missões.