A medida faz parte do Plano de Mobilidade elaborado para o evento, apresentado oficialmente pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), na sexta-feira (16).
A Capital irá receber quatro jogos da primeira fase da Copa, nos dias 13, 17, 21 e 24 de junho.
A expectativa do Grupo de Mobilidade é incentivar o uso do transporte coletivo (ônibus e táxis) e o acesso a pé ao estádio – por meio dos ‘fan walks’, rotas devidamente sinalizadas para pedestres –, a fim de evitar congestionamento no entorno da Arena Pantanal e o estacionamento sobre o passeio público e garagens.
"A montagem do bloqueio [barreiras e grades] terá início a partir da meia-noite no dia de jogo, e, a partir de seis horas antes da partida, terá início o controle de acesso da zona de restrição. Não será permitido o estacionamento na zona de restrição veicular ou no entorno dela"
Segundo o assessor de Mobilidade da Secopa, Rafael Detoni, a operação especial de trânsito e transporte deverá começar sempre seis horas antes do início da partida, e se encerrar até duas horas após o término do jogo.
Já a circulação dos ônibus das linhas especiais deverá ter início quatro horas antes da partida.
Apesar de contar com novos pontos de ônibus apenas para atender às linhas especiais, os torcedores também poderão fazer uso dos pontos de parada já existentes na Capital, como é o caso das praças Bispo Dom José, Alencastro e da República.
“Esses ônibus receberão uma identificação visual, ou seja, cada linha terá uma letra e uma cor distinta, e os pontos de ônibus também estarão devidamente identificados. Ao ingressar, é bom que o torcedor apresente seu ingresso”, explicou.
Ao todo, a Zona de Restrição Veicular (ZRV) estará compreendida entre as Avenidas Miguel Sutil, São Sebastião, Agrícola Paes de Barros e Rua Jornalista Alves de Oliveira.
“A montagem do bloqueio [barreiras e grades] terá início a partir da meia-noite no dia de jogo, e, a partir de seis horas antes da partida, terá início o controle de acesso da zona de restrição. Não será permitido o estacionamento na zona de restrição veicular ou no entorno dela”, afirmou.
Aqueles torcedores que, no ato da compra do ingresso, declararam à Federação Internacional de Futebol (Fifa) terem mobilidade reduzida, devem receber, no ato da retirada dos tickets, segundo Detoni, uma credencial que permitirá a entrada e estacionamento do seu veículo no entorno da arena.
“Quem não fez isso quando comprou ingresso, deve descer nos pontos 1, 2 e 4, onde terão vans do Busscar e carros da Liberty [parceira do evento] para buscar e levar esses torcedores até o estádio, bem como levá-los de volta aos terminais”, disse.
"A primeira coisa que a gente pede à população localé que não vá de carro. Quem for de ônibus vai chegar mais perto do que quem for de carro."
Guincho de veículos
Aqueles que deixarem o carro estacionado sem permissão dentro da zona restrita ou atrapalhando, de alguma forma, a circulação no entorno dessa área, terá o carro removido. Ao menos 200 agentes municipais de trânsito (“amarelinhos”) deverão atuar no local.
Segundo o Capitão Bueno, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, a operação de guincho estará funcionando normalmente nessa região, com a participação do efetivo total do batalhão, que é de 80 homens.
Acesso de moradores
De acordo com Detoni, cada residência localizada no quadrilátero onde o tráfego de veículos será proibido tem apenas um veículo cadastrado junto ao Comitê Pré-Copa e receberá uma credencial que permitirá seu acesso ao entorno do estádio até duas horas antes do jogo.
A identificação de cada carro será por cor de cada zona menor de restrição, permitindo ao morador a entrada por apenas um portão previamente identificado.
Edson Rodrigues/Secopa |
|
Foram anunciados locais para estacionamento e a Zona de Restrição Veicular |
A partir de duas horas antes do início da partida, o acesso à zona restrita poderá ser feito apenas pelos ônibus das linhas especiais e veículos de segurança ou saúde, devidamente identificados, como ambulâncias e viaturas.
“A restrição a partir desse horário será maior, porque a partir desse momento que nós temos o pico de demanda de espectador. É o período de maior concentração de chegada ao estádio e nós precisamos garantir a segurança e o acesso paratodo mundo”, explicou.
Linhas especiais
Ao todo, haverá dois pontos de parada de ônibus dessas linhas especiais. A primeira estação será montada no encontro da Avenida Senador Metelo com a Avenida Oito de Abril, que será o destino final de nove linhas especiais de Cuiabá.
A segunda estação, localizada também na Avenida Oito de Abril, mas entre as avenidas São Sebastião e Ipiranga, irá atender as duas demais linhas especiais criadas para o evento e que chegam de Várzea Grande à arena.
De qualquer uma delas, os torcedores deverão caminhar cerca de 700 metros até chegar ao setor Leste da Arena Pantanal.
“A primeira coisa que a gente pede à população local é que não vá de carro. Quem for de ônibus vai chegar mais perto do que quem for de carro. Mas, quem quiser ir de carro, poderá deixar o carro em três áreas de estacionamento ou na região no entorno da área de restrição, mas pedimos que façam uso do transporte coletivo”, afirmou.
"O que não pode ocorrer é que, na saída do jogo, táxi de Várzea Grande pegue passageiro em Cuiabá. Isso, até por força de lei, é proibido e será feita a fiscalização em torno disso"
As linhas especiais deverão passar pelos principais corredores da cidade, atendendo aos terminais aeroportuário e rodoviário, bares e restaurantes da região central da Capital, rede hoteleira de Cuiabá e Várzea Grande, Fan Park e Arena Cultural.
A linha A, por exemplo, fará a ligação do Aeroporto Marechal Rondon até à Arena Pantanal. Já a linha B fará o transporte dos torcedores do aeroporto até o Centro da Capital.
A linha C será destinada a levar os torcedores que chegarem na Rodoviária de Cuiabá com destino à Arena.
As linhas D e E irão atender aos torcedores que estiverem no Centro da Capital, levando ao estádio via Shopping Goiabeiras (Avenida Lava Pés) ou via Fifa Fan Fest (Avenida Beira Rio).
Outras duas linhas especiais, F e G, atenderão aos torcedores que quiserem deixar seus carros estacionados nos pontos previamente montados para atender à Arena Pantanal, nas unidades da Unic Beira Rio e Unic Barão de Melgaço.
A linha H irá atender especificamente à região da rede hoteleira do Coxipó (região 1), enquanto a linha I será destinada à região hoteleira do Centro Político Administrativo e entorno da Rodoviária de Cuiabá (região 2).
As linhas J e K atenderão, respectivamente, às regiões de rede hoteleira da Avenida Historiador Rubens de Mendonça e bairros Baú e Lixeira (região 3) e do Centro de Cuiabá e bairro Goiabeiras (região 4).
"É o período de maior concentração de chegada ao estádio e nós precisamos garantir a segurança e o acesso para todo mundo"
Para uso de qualquer uma dessas linhas, o torcedor deverá estar de posse do cartão transporte – cujos pontos de vendas deverão ser ampliados no período da Copa do Mundo – e pagará a tarifa normal vigente, de R$ 2,85.
Ao todo, 147 ônibus serão deslocados da frota regular para atender às linhas especiais, passando por cada linha com regularidade de 10 a 20 minutos.
Nos dias de jogos, porém, esses veículos já não estariam em uso, devido à baixa demanda com o decreto de ponto facultativo para os servidores públicos estaduais e municipais e provável folga nas escolas.
As linhas regulares de ônibus, nesses dias, serão mantidas normalmente. No total, a frota do transporte coletivo de Cuiabá é formada por 419 veículos.
Táxi
Quem quiser ir de táxi poderá descer em no Terminal 3, especialmente montado no trecho da Avenida Agrícola Paes de Barros, localizado entre as avenidas Ipiranga e São Sebastião, de onde andarão cerca de 700 metro até o estádio.
Segundo Detoni, haverá uma fiscalização maior da Prefeitura de Cuiabá para coibir a circulação de táxis irregulares.
Secopa |
|
Restrição veicular será praticamente no mesmo perímetro já adotado pela Secopa em jogos-testes do estádio, conforme o mapa |
“Antes do jogo, admite-se, por força de lei, que táxi de Várzea Grande possa desembarcar passageiro em Cuiabá, sem problema nenhum, assim como táxi de Cuiabá pode desembarcar passageiro em Várzea Grande. O que não pode ocorrer é que, na saída do jogo, táxi de Várzea Grande pegue passageiro em Cuiabá. Isso, até por força de lei, é proibido e será feita a fiscalização em torno disso”, disse.
Estacionamento
Quem quiser ir de carro, poderá deixar o carro em três áreas de estacionamento ou na região no entorno da área de restrição.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, os bolsões de estacionamento estão localizados na Unic Beira Rio (mil vagas) e na Unirondon (500 vagas) e na Unic Barão de Melgaço (400 vagas). Os estacionamentos são pagos e se encontram na rota das linhas especiais de transporte coletivo.
Um quarto terminal de desembarque foi criado no entorno da Zona de Restrição Veicular, conhecido como estacionamento remoto, montado na Rua das Tulipas, próximo da Avenida Miguel Sutil, no Jardim Cuiabá.
Localizado a 1,4 km da Arena Pantanal e com capacidade para 1,5 mil veículos e 50 ônibus, a área servirá para atender, principalmente, os ônibus fretados pelas torcidas.
“Já tivemos solicitações feitas por torcedores do Chile, Austrália, Japão e Nigéria, que fretaram ônibus para assistir aos jogos aqui”, afirmou.
Plano de mobilidade
O plano de operação de trânsito durante a Copa foi estruturado por um Grupo de Mobilidade, coordenado pela Secopa e formado por representantes de outras secretarias estaduais, como a Segurança Pública, além de pastas do executivo municipal (Cuiabá e Várzea Grande), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Exército Brasileiro.
As explicações, orientações e os mapas da Zona de Restrição Veicular e dos pontos de triagem e acesso dos moradores e torcedores serão divulgados aos torcedores no Guia do Espectador – que deverá ser distribuídos em locais com grande circulação de pessoas, como aeroporto, rodoviária, hotéis, bares e restaurantes –, bem como nos sites oficiais da Secopa e da Prefeitura de Cuiabá e no aplicativo criado pelo Município para smartphones.
Confira, em anexo, por onde deverão passar as linhas especiais de ônibus nos dias de jogos em Cuiabá.