O Comitê Organizador Local recebeu da Fast Engenharia, responsável pelas obras, a informação de que os setores ficarão 100% prontos no dia 27. Com as provisórias, a Arena passa a ter capacidade para 68 mil pessoas – a carga de ingressos deve ser 10% menor para evitar problemas.
A maioria dos testes sem público foi realizada, inclusive um teste de peso na área considerada mais frágil da estrutura. Desde o mês passado, barris cheios d’água simularam um peso acima do necessário para a arquibancada ser aprovada pelo Corpo de Bombeiros. A construtora responsável pela estrutura vai finalizar as instalações elétricas e de segurança, além de fazer o acabamento do lado de fora.
Esse acabamento é uma das principais preocupações do COL e também do ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, que participa da administração do local. No primeiro jogo oficial do estádio, neste domingo, a parte traseira das arquibancadas provisórias ainda estava exposta, com vigas, escadas e aspecto de construção.
De acordo com o gerente-geral de integração operacional do COL, Tiago Paes, não há preocupação em relação ao prazo de entrega das obras. Tudo estará pronto até o novo evento-teste na Arena.
- Os testes nas arquibancadas foram quase todos realizados. Teste de carga, principalmente. Tudo será finalizado no dia 27. Mesmo assim, já temos total segurança de que elas estão aptas para o uso. Faltam detalhes como guarda-corpos, algumas instalações, e a partir daí a estrutura poderá ser usada – afirmou o gerente.
A Fifa assume a operação do estádio nesta terça-feira, quando começa a preparar o local para a abertura da Copa do Mundo, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia. Os camarotes da entidade vão começar a ser instalados, além de câmeras complementares para o monitoramento de torcedores durante a competição. Testes e treinamentos com seguranças e voluntários também estão programados para o período.
Arquibancadas provisórias não foram usadas no jogo de estreia da Arena, no último domingo (Foto: Getty Images)