Como parte da preparação para a Copa do Mundo, que acontece entre os meses de junho e julho, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes da Defesa Civil participaram de uma instrução sobre incidentes que envolvam produtos químicos perigosos.
A instrução foi realizada na tarde desta quarta-feira (21.05) no Batalhão do Bope e participam 10 policiais, sendo cinco de Mato Grosso e os outros cinco dos Estados de Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.
O gerente de Resposta de Produtos Químicos Perigosos da Defesa Civil, Marcelo Fontes afirma que o objeto é orientar os militares para lidarem com os equipamentos e procedimentos em casos de acidentes com produtos químicos.
Para o comandante do Esquadrão Anti-Bomba da PM, capitão Fabiano Pessoa a instrução forma profissionais para incidentes de bomba e instruir os agentes de segurança pública para lidar caso venha ocorrer acidentes envolvendo produtos químicos perigosos.
O Esquadrão de Bombas de Mato Grosso conta atualmente com sete técnicos explosivistas. Ao final do curso serão 15 especialistas. O curso é realizado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
A instrução fez parte do Curso Técnico Explosivista, que teve início no dia 25 de março e termina no próximo dia 30 de maio, totalizando 416 horas/aula. Dentre as disciplinas estão Primeira Resposta a Incidentes com Bombas e Explosivos, Identificação de Bombas e Explosivos e Perícias em locais de explosão.