A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tangará da Serra (244 Km a Noroeste de Cuiabá) publicou, na quarta-feira (21), o Decreto 0675/2014, que declarou extinto o mandato do prefeito Fábio Martins Junqueira (PMDB).
O decreto foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador Weliton Duarte (PT), e pelo 1º secretário, vereador Romer Sator Yamashita (PR).
De acordo com o decreto, a extinção do cargo deu-se “em virtude da sentença condenatória de suspensão dos direitos políticos, transitada em julgado de Fábio Martins Junqueira, nos autos do processo judicial número 107/2011”.
No mesmo texto, há a ainda a informação de que a Câmara Municipal recebeu Notificação Recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE) para extinguir o mandato e dar posse ao vice-prefeito José Pereira Filho, o “Zé Pequeno”, do PT.
A ação contra Fábio Martins refere-se ao período em que ele foi vice-prefeito e secretário de Educação do então prefeito Jaime Muraro, também cassado pela Justiça.
À época, conforme o MPE, ficou clara a não comprovação de despesa contraída pela Municipalidade referentes a pagamentos feitos à Associação Matogrossense dos Municípios (AMM).