Marcelo Mamoru Onoe, gerenciou a operação, segundo ele cerca de 100 funcionários estiveram envolvidosna ação e a empresa obteve um índice de acerto de 8,7%. “As irregularidades mais comuns identificadas foram bobina queimada, desvio aéreo, furo no medidor eletrônico, autorreligação e desvio dentro do medidor”.
Esta é a primeira operação desse porte do ano. “Nós realizamos inspeções diariamente, em diversos pontos da cidade, mediante denúncia dos clientes ou identificação das equipes de campo. Mas, a partir de agora, faremos operações como essa a cada 15 dias, concentrando as equipes em determinados bairros da capital”, revela Marcelo.
Em 2013, a Cemat realizou 536.258 fiscalizações em Mato Grosso. Essa ação contribuiu para a redução do índice de perdas não técnicas da empresa, que fechou em 5,33% no ano, o menor valor registrado desde a privatização da empresa, em 1997. Também chamadas de comerciais, essas perdas representam o maior desafio das distribuidoras de energia, pois medem a incidência de furtos, fraudes e problemas de medição e faturamento.