No segundo destaque temático foi privilegiado o empreendedorismo do “Novos Projetos”, cujo troféu foi para o prefeito Maurício Joel de Sá, do município de Alto Taquari. Este projeto apresenta a inclusão social de pequenos negócios, com uma sala implementada do empreendedor, com trabalho de atendimento individual dos negócios formalizados e com incentivo à formalização das empresas, onde já atua há mais de três anos.
No município de Pontes e Lacerda, o prefeito Donizete Barbosa do Nascimento recebeu o prêmio Empreendedor, onde destaca a “Lei Geral Implementada”, que visa incentivar diversas ações dentro do município que possam facilitar a vida dos pequenos negócios.
Ou seja, este terceiro destaque tem uma campanha que agrega ações como a formalização por meio de uma cartilha direcionando os empreendimentos, uma sala de empreendedor e um programa de encadeamento produtivo com grandes empresas da mineração que atendem pequenos fornecedores. Em termos de percentual em Mato Grosso, Pontes e Lacerda é o município que tem o maior volume de empreendedores individuais.
Já na categoria de “Compras Governamentais”, o prefeito Otaviano Olvao Pivetta, de Lucas do Rio Verde, tem um projeto de incentivar a prefeitura para que realize suas compras dentro do próprio município, onde propõe melhorar a economia local, incentivando as empresas de Lucas. Possui trabalho consolidado tanto com a compra da merenda escolar como as demais que a prefeitura faz, com grande demanda do agronegócio e da produção de congelados.
Como Melhor Projeto Estadual o gestor Mauro Walter Berft de Campo Novo do Parecis é quem leva o prêmio “Prefeito Empreendedor”. Em sua segunda gestão, o prefeito realiza um trabalho consolidado de implementação da Lei Geral, com resultados expressivos. Há mais de quatro anos, com experiência em preparar o mercado local, também atua dentro dos destaques, onde privilegia sala do empreendedor, possui cartilha que prepara o empreendedor, atua na categoria de Compras Governamentais, de Novos Projetos e na formação de agente de desenvolvimento.
Balanço
Um total de 37 prefeituras foram destacadas com potencial para concorrer ao prêmio, com a inscrição de 41 projetos, os quais foram analisados e julgados por técnicos do Sebrae/MT, das Federações da Agricultura e Pecuária, do Comércio, Bens, Serviços e Turismo e das Indústrias do Estado de Mato Grosso, também da Universidade Federal de Mato Grosso.
Todos os cinco projetos premiados concorrem na categoria nacional, na solenidade prevista para acontecer em 03 de junho, na sede do Sebrae em Brasília.
Este ano o regulamento previu os destaques temáticos que privilegiam projetos de prefeituras que buscam auxílios aos pequenos negócios. Na edição passada, o vencedor estadual Matupá conquistou o título de Melhor Projeto no Centro Oeste e o município de Colíder com o prêmio Nacional de Mérito Empreendedor
O tema do Encontro de Prefeitos é “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”, promovido pela AMM, em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) segue até sábado (24.05). A programação inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas e Gestores Sociais, a 1ª Expo Mato Grosso, o “5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo” e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.