No encontro, Chico Daltro reforçou a posição do Estado pela revisão do Pacto Federativo, para que mais recursos cheguem aos municípios. “É uma batalha constante dos municípios e dos estados, mas é uma decisão principalmente do Congresso Nacional e do Governo Federal. Nós continuaremos ao lado dos municípios para que haja uma redistribuição dos recursos públicos para o fortalecimento das ações municipais”, declarou Daltro, lembrando ainda do projeto de lei que destina 50% dos recursos do Fethab para os municípios, sancionado este ano.
O ganho de todo o Estado a partir da escolha de Cuiabá como sede da Copa do Mundo de 2014 também foi destacado pelo vice-governador. Segundo ele, com a Copa Mato Grosso conseguiu ampliar os limites de financiamento para obras no interior. “Só trouxe benefício para o estado inteiro. Não fosse isso não se conseguiria MT Integrado, programa de pontes, recursos para os municípios que têm pontos de turismo”, completou.
O Encontro de Prefeitos acontece até este sábado (24), no Centro de Eventos do Pantanal, com a participação de prefeitos, secretários municipais, representantes de ministérios e outros órgãos públicos. Durante o evento são discutidos os desafios das administrações municipais frente às mudanças que devem ocorrer em âmbito estadual e federal em 2014, tudo sob a temática “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”.
Para o presidente da AMM, Valdecir Colle, os dois dias de encontro são dias de luta e de oportunidades. É o momento de debater com os governos Estadual e Federal mais recursos, ações, parcerias e também de mostrar o potencial de cada cidade. Um dos resultados desta “luta” de todos os anos, aponta Colle, foi a aprovação da lei que redistribui o Fethab.
A programação deste ano é composta por palestras, debates e painéis com a participação de representantes dos poderes constituídos. Inclui ainda o 13º Encontro de Primeiras-damas, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.
Com informações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).