No dia 3 de julho de 2013 o jovem Marlon Jean de Matteo, então com 18 anos, foi atingido por um pedaço de reboco que caiu do Viaduto de Del Castilho, que cruza a Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, na Zona Norte do Rio. Somente neste sábado, após dez meses e vinte dias de internação, ele pode voltar para casa, ao lado da família. Marlon recebeu alta pela manhã da Coordenação de Emergência Regional do Leblon, que fica ao lado do Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul da cidade. Na época do acidente, os médicos chegaram a dizer que o jovem teria apenas 15% de chances de sobreviver.
Dez meses depois, Marlon está lúcido, mas tem limitações para se locomover e falar. Os pais dele receberam neste mês as chaves dos dois apartamentos para a família, no bairro de Curicica, naZona Oeste. Os imóveis foram adquiridos após decisão judicial, como parte da indenização da prefeitura do Rio à vítima. Além dos apartamentos, Marlon vai contar com serviço “home care” para continuar o tratamento médico em casa.
Ajuda da Rádio Globo
No início do mês, a ouvinte Sonia Regina dos Santos Lima, amiga da família de Marlon entrou emcontato com a Rádio Globo para pedir ajuda. Na época, o jovem dependia de alguns ajustes nos apartamento para poder receber alta e voltar para casa. A mãe do estudante, Tânia Cristina da Silva Sanjurjo, afirmou que a família não tinha condições de arcar com os custos da instalação dos aparelhos de ar condicionado. Depois da nossa reportagem, o ouvinte Fábio Salomão ligou para o “Telefone da Solidariedade”, quadro do programa Manhã da Globo e prometeu contratar uma empresa para instalar os aparelhos na casa de Marlon. Ele vai pagou pelo serviço. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a prefeitura tinha realizado processo de licitação para a contratação de atendimento médico domiciliar para o paciente.
Antes e depois do acidente (Crédito: Arquivo pessoal )