Com a aproximação do fim do prazo da entrega da maioria das intervenções da Copa do Mundo em Cuiabá, o Governo do Estado vai ‘apertar o cinto’ para inaugurar novas obras este mês. Ainda esta semana, o governador Silval Barbosa deve inaugurar mais dois viadutos: da UFMT, na Fernando Corrêa da Costa e da Sefaz, na avenida do CPA.
Embora ainda sem anúncio oficial, o viaduto da UFMT deve ser liberado para o tráfego de veículos na próxima quarta-feira (11), às 19h30, segundo informações de fontes fidedignas que circularam pelo Palácio Paiaguás. Na semana passada, quando descerrou a placa da trincheira Ciríaco Cândia, Silval anunciou informalmente a entrega dos viadutos da Sefaz e da UFMT, esta semana, dando seqüência às inaugurações das obras da Copa.
Silval explicou que o viaduto da UFMT ainda está em obras, “mas terá a parte de cima (no elevado) liberada para desafogar o trânsito na avenida Fernando Corrêa”. Segundo o governador, não era intenção do Governo entregar a obra não finalizada, mas o argumento é de que é possível liberar a pista de cima para o trânsito, para minimizar os impactos no trânsito e sem afetar as obras.
“A população vem sofrendo com esses transtornos e tem sido paciente. Se é possível liberar a parte principal do viaduto para desafogar o trânsito, não vejo porque não fazer isso”, observou Silval, explicando que o consórcio VLT, responsável pela obra, concordou com a entrega parcial do elevado, já que isso não vai interferir nos trabalhos que serão realizados na parte de baixo e nas rotatórias. O viaduto da UFMT, será a sexta obra da Copa do Mundo em Cuiabá a ser inaugurada.
Viaduto da Sefaz – Também responsável pelo viaduto da Sefaz, o consórcio VLT acelerou as últimas ações para a entrega do elevado ainda esta semana. Uma equipe vem atuando no local, concentrando os trabalhos na pavimentação de uma pista marginal – sentido CPA-Centro. No elevado, já está sendo concluída a recuperação do trecho que sofreu fissuras com ações de frezagem. Nas próximas horas, a obra deverá estar pronta para inauguração.