Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Segunda - 02 de Junho de 2014 às 18:42
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Tony Ribeiro/MidiaNews
Imprensa participou de simulação da chegada de torcedores na Arena Pantanal
Imprensa participou de simulação da chegada de torcedores na Arena Pantanal

Capacetes, pandeiros, garrafas/latas e objetos pirotécnicos: esses são alguns dos objetos proibidos aos torcedores que forem assistir a qualquer um dos quatro jogos que acontecerão na Arena Pantanal, durante a Copa do Mundo, neste mês.


Esses e demais objetos proibidos (descritos no verso dos ingressos) – como sprays, arma de fogo, alimentos e guarda-chuvas – têm sua entrada barrada antes mesmo da chegada às catracas, ainda durante a fila de inspeção de segurança.

A simulação do caminho percorrido pelos torcedores foi realizada pelo Comitê Organizador Local (COL), da Federação Internacional de Futebol (Fifa), nesta segunda-feira (2), com a imprensa.

Conforme explicado pelo gerente de serviços ao espectador, Marcos Sansoni, não há um depósito para que os volumes apreendidos sejam depositados e depois recuperados pelos donos.

A orientação é para que os torcedores limitem seus pertences ao ingresso para entrada no estádio e seus documentos pessoais.

"A revista é igual ou, até mesmo, mais rígida do que aquelas feitas em aeroportos. O ideal é que não venha ao estádio commochilas e bolsas, apenas com o essencial, para evitar a formação de longas filas na inspeção"

Outra ação proibida dentro do estádio – até mesmo nas arquibancadas – é fumar. Segundo a organização do COL, haverá locais reservados para fumantes, bastando aos torcedores interessados requisitarem o acesso aos voluntários.

Ao todo, cerca de 300 voluntários da Fifa estarão atuando durante a Copa, das ruas perimetrais até os assentos, sem contar a ação daqueles inscritos no “Brasil Voluntário”, que atuarão na área externa do estádio.

Além de auxiliar com orientações gerais, os voluntários da Fifa também podem auxiliar em caso de auxílio de segurança ouatendimento médico, uma vez que estarão diretamente ligados, por meio de rádio, com a coordenação do evento no Centro de Comando e Controle.

Segurança

Os torcedores poderão chegar ao estádio por dois setores: Leste e Oeste. Em qualquer um dos casos, haverá filas para passagem pelo setor de segurança, onde os torcedores passarão pelo detector de metaise pela revista de seguranças.

Máquinas de raio-x para análise de mochilas, por exemplo, também estão sendo instaladas.

“A revista é igual ou, até mesmo, mais rígida do que aquelas feitas em aeroportos. O ideal é que não venha ao estádio com mochilas e bolsas, apenas com o essencial, para evitar a formação de longas filas na inspeção”, afirmou Sansoni.

Tony Ribeiro/MidiaNews
Até mesmo crianças de colo precisam apresentar ingresso para entrar no estádio
O acesso à Arena Pantanal também deve ser planejado, conforme o gerente, a fim de que o público possa aproveitar tudo o que é oferecido na área de entorno do estádio – hoje cercada e formada por estruturas temporárias – pelos patrocinadores do evento.

“O ideal é que os torcedores cheguem cedo ao estádio, a fim de aproveitar as tendas e lojas montadas na ‘fan zone’, onde teremos lanchonetes, lojas vendendo produtos licenciados, tendas com sorteios de brindes dos patrocinadores, shows e brincadeiras. É uma experiência única”, explicou Sansoni.

As bebidas compradas pelos torcedores deverão ser despejadas em copos para acesso ao estádio, ou então serão confiscadas durante a inspeção.

Catracas
O alerta geral da organização é para quanto à necessidade de ingressos para todos os torcedores – inclusive, crianças de colo.

Independentemente da idade, todos devem possuir ingressos válidos para assistir às partidas, além de documento de identificação no caso daqueles que compraram entradas em condições especiais, pagando metade do valor, que é o caso dos beneficiados com o programa federal “Bolsa Família”, estudantes, cadeirantes e idosos.

Tony Ribeiro/MidiaNews
Garrafas são proibidas no estádio; conteúdo deve ser colocado em um copo
“Não verificamos identidade no momento da entrada dos demais torcedores, até porque os ingressos são nominais. Mas, é bom carregar seus documentos de identidade, principalmente em caso de pane no ingresso e necessidade de reimpressão do ticket”, disse Sansoni.

Localização do assento
Conforme as equipes do COL, apesar da presença dos voluntários para auxiliar aos torcedores desde a chegada ao estádio até a localização dos assentos, é necessário que todos saibam “ler” seus ingressos.

“Um espectador informado é quem vai poder curtir toda a experiência da Copa do Mundo, que é única. Ele deve saber ler o ingresso, onde terá todas as instruções sobre como achar seu local: a entrada, o bloco, a fileira e o assento. Não é algo intuitivo e precisamos da colaboração dos torcedores”, disse o gerente.

Segundo o COL, no caso de o torcedor se deparar com alguém ocupando o seu assento, a primeira providência a tomar é chamar um dos voluntários do serviço de atendimento ao espectador.

Tony Ribeiro/MidiaNews
Torcedores serão orientados por voluntários para acesso aos assentos
Caso isso não baste, um dos stewards (seguranças privados) presentes no estádio será chamado para resolver a situação e levar o torcedor que estiver no lugar errado para a sua posição correta.

Vale destacar a necessidade de o torcedor guardar o seu ingressos, mesmo depois de passar na catraca, que é onde o seu assento estará marcado e poderá ser apresentado, caso requisitado.

Se mesmo com a chamada do stweard a situação não for resolvida, entram em ação os policiais militares que estarão nas salas de pronta-resposta. Na Arena Pantanal, deverá haver de 230 a 300 homens.

Nesse caso, o torcedor que estiver ocupando o lugar de outra pessoa e se recusar a seguir para o assento correto será detido, levado para o Juizado de Atendimento ao Torcedor – localizado no nível 0 do estádio –, onde terá um auto de infração lavrado.

Na sequência, o torcedor terá seu ingresso confiscado e será expulso do estádio.

Tony Ribeiro/MidiaNews
Cadeirantes também poderão contar com o auxílio dos voluntários, segundo o COL
Chegada à Arena

O assessor de Mobilidade Urbana da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Rafael Detoni, alertou que, devido à área restrita, a orientação geral ao público é para que utilizem o transporte público – tanto as 11 linhas especiais de ônibus criadas para o evento quanto os táxis – a fim de chegar o mais próximo possível do estádio.

“A área de restrição é de 1,1 km a partir do centro do gramado, o que compreende o quadrilátero entre as avenidas Miguel Sutil, São Sebastião, Agrícola Paes de Barros e Rua Jornalista Alves de Oliveira”, disse.

Conforme o MidiaNews já publicou haverá quatro pontos de desembarque nas proximidades do estádio, onde o público poderá acessar as “fan walks” e caminhar até o estádio.

“As vias de caminhada dos pedestres já estão sendo sinalizadas, indicando as entradas leste e oeste do estádio. Não haverá estacionamento para carros privados. Quem tiver mobilidade reduzida poderá descer no ponto específico e será levado, de lá até a porta do estádio, por meio do serviço Buscar ou por carrinhos de golfe, disponibilizados pelo COL”, afirmou.

Ao todo serão 147 ônibus atendendo às linhas especiais, com tarifa fixada em R$ 2,80. É necessária a aquisição do cartão-transporte – cujos pontos de vendas estão sendo ampliados – e, no caso das linhas que levam ao estádio, a apresentação do ingresso.

Confira AQUI todas as regras para acesso ao estádio nos dias de jogos e o funcionamento das linhas especiais.




Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/8930/visualizar/