Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Sexta - 06 de Junho de 2014 às 09:01
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


MidiaNews/Reprodução
Cláudio Quoos Conte foi encontrado degolado em sua residência, em Canarana
Cláudio Quoos Conte foi encontrado degolado em sua residência, em Canarana

Policiais civis prenderam J.B.A.A., de 22 anos, como sendo o principal suspeito de ter praticado o latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou do ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso Cláudio Conte, 51 anos.

O crime foi praticado no dia 24 de março deste ano, em Canarana (823 km a Nordeste de Cuiabá), onde trabalhava como indigenista do Parque Nacional do Xingu.

A prisão ocorreu na quinta-feira )5), no Estado de Goiás, para onde J. fugiu após o crime. Ele está com a prisão preventiva decretada.

Em interrogatório ao delegado de Canarana, Sued Dias Júnior, afirmou ter matado a vítima em razão de um desentendimento entre ambos, durante uma confraternização.

Ele também alegou que roubou o carro da vítima para fugir e teria abandonado o veículo em uma estrada vicinal, na região de Pontal do Araguaia, na fronteira com Goiás.

Acrescentou que jogou os pertences da vítima dentro do Rio Araguaia. O veículo ainda não foi localizado.

O corpo de Conte foi encontrado no dia seguinte ao crime, dentro de sua residência, com uma faca cravada no pescoço.

Na ocasião, a Polícia havia suspeitado de latrocínio, uma vez que foram roubados o veículo, aparelho celular, carteira com documentos pessoais e dinheiro.

De acordo com o delegado, a cena do crime trazia poucos elementos relevantes, mas os poucos vestígios foram processados e culminaram na prisão do autor do crime.

“Foi um crime ocorrido em local ermo, na residência da vítima, sem testemunhas, sem suspeitos, sem circuito de imagens e com quase nenhum dado relevante no local do crime", disse o delegado.

Com a identificação, os policiais iniciaram as buscas pelo suspeito. O rapaz foi localizado escondido no estado de Goiás, em um rancho às margens do Rio Araguaia.

O local, segundo os policiais, é de mata e difícil acesso.

A operação foi desencadeada em duas frentes, sendo uma fluvial e e outra terrestre por uma estrada precária.

“Tudo isso para cercar o local e evitar uma possível fuga do autor do crime”, explicou o delegado.

Vida e obra

Cláudio Quoos Conte tinha 51 anos, era historiador, autor do livro “Centro Histórico de Cuiabá Patrimônio do Brasil. Cuiabá: Entrelinhas” (2005).

O indigenista foi representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso (Iphan), de 1994 a 2012.

Na Coordenadoria Regional do Xingu, ele atuava no Serviço de Monitoramento Ambiental e Territorial (SEGAT), no apoio às atividades culturais e projetos especiais direcionados aos povos indígenas do Parque Indígena do Xingu.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9023/visualizar/