O Fan Fest também contará com uma equipe de 12 pessoas e um caminhão para recolhimento do lixo no espaço. As equipes trabalharão durante toda a Copa, ou seja, 31 dias, e também recolherão nos espaços comerciais todos os resíduos que poderão ser reciclados.
Também será intensificada a coleta de lixo convencional nas proximidades da Arena Pantanal, Fan Fast e Verdão. Os locais receberão plantões de caminhões para coletas. No total, 30 profissionais foram contratados e já estão em treinamento para ajudar nesse reforço.
“A frequência dos caminhões e demandas de profissionais será de acordo com a necessidade para que possamos garantir que a cidade tenha uma coleta eficiente”, disse o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Em paralelo, será feita a coleta seletiva em parceria com a cooperativa Acamarc, que disponibilizará catadores para a retirada do material reciclável nos bairros do entorno da Arena Pantanal.
De acordo com o diretor de resíduos sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, Abel Nascimento, o trabalho de coleta seletiva na região da Arena já vem sendo feito há duas semanas. “A prefeitura disponibiliza o caminhão e motorista para a cooperativa de catadores. O dinheiro da reciclagem desses resíduos é todo revertido para os trabalhadores”, pontuou.
Ele informou também, que esse trabalho será permanente, ocorrendo antes, durante e depois da Copa. Na coleta seletiva por meio dessa parceria com a Acamarc devem trabalhar de 7 a 8 catadores de lixo em sistema de revezamento, sendo uma vez por semana nos bairros próximos à Arena.
Instalação de Lixeiras
Serão instaladas em Cuiabá, até a próxima semana, 250 lixeiras nas praças centrais. Segundo Stopa, o objetivo é que sejam instaladas 750 lixeiras no prazo de 60 dias. “As lixeiras já chegaram e as implantações começam nesta quinta-feira (05). Em uma semana devemos terminar essa primeira remessa”, disse o secretário.