Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Segunda - 09 de Junho de 2014 às 12:57
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Profissionais da rede pública de saúde de Cuiabá que falam mais de uma língua devem ser remanejados para atender aos turistas estrangeiros durante o período da Copa do Mundo, na capital mato-grossense. O sistema especial de saúde envolve as unidades públicas e particulares. Além disso, atendimentos de urgência e emergência devem ser priorizados durante o Mundial. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá 13 ambulâncias em funcionamento, além de oito veículos de reserva.

O monitoramento das ocorrências será feito pelo Centro Integrado de Operações. “Lá estarão bombeiros, a regulação, o Samu, a Defesa Civil, a Polícia Militar, todos para que em uma situação de emergência com múltiplas vítimas seja resolvido em conjunto”, conta o secretário estadual de saúde, Jorge Lafetá.

Em Cuiabá, a policlínica do Bairro Verdão e a unidade de Pronto Atendimento do Bairro Morada do Ouro devem receber reforço nas equipes de plantão. “A policlínica do Verdão vai funcionar durante a Copa com reforço de mais dois médicos na sala vermelha, com ajuda do estado.

E também os nossos ambulatórios serão interrompidos nesse período e os profissionais que estão no atendimento eletivo ficarão no reforço do atendimento de urgência”, adianta a secretária adjunta de planejamento e operações da Secretaria Municipal de Saúde, Iracema Maria de Queiroz.

“O Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) continua sendo referência para alta complexidade em traumas, então qualquer paciente que sofrer um trauma na rua e for socorrido pelo Samu vai ser encaminhado para lá”, completa. O PSMC é também a unidade de referência para os casos de pacientes com queimaduras ou picadas de animais, como cobras, aranhas ou escorpiões.

Turistas e moradores que acompanharem as partidas e os shows na Fan Fest vão contar com umposto médico avançado. A estrutura, que ainda não está pronta, terá dez leitos e poderá atender casos graves, com equipamentos especiais de unidade semi-intensiva.

O posto deverá funcionar dia e noite até o dia 24 de junho, que é quando terminam os jogos em Cuiabá. Depois disso, ficará aberto das 10h às 22h, período que funcionará a Fifa Fan Fest. Os turistas estrangeiros com qualquer problema de saúde serão encaminhados para esse posto e, caso necessário, serão transferidos para outros hospitais da capital e da região metropolitana.

“Estamos disponibilizando estes profissionais, num lugar específico que é o Fifa Fan Fest, para que a gente possa dar o atendimento para esses turistas estrangeiros e não criar nenhum transtorno na rede pública existente”, explicou o Maurício Estrada, membro da comissão de fiscalização da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

Em Várzea Grande, o Hospital Metropolitano que só faz atendimentos de especialidades médicas, também deverá passar a atender casos de urgência e emergência. Para essa unidade serão encaminhados os estrangeiros sem plano de saúde ou seguro de viagem.

Três hospitais particulares devem fazer o atendimento dos turistas de outros países que contrataram serviços de saúde antes da viagem. Para isso, os hospitais particulares se prepararam para um possível aumento na demanda de pacientes.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9045/visualizar/