Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Quarta - 18 de Junho de 2014 às 17:57
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


A chegada de milhares de turistas em Cuiabá para assistir aos jogos da Copa do Mundo aumentou o faturamneto de bares e restaurantes da cidade. No entanto, alguns deles se aproveitam para explorar os clientes, conforme denúncias feitas ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Por causa disso, o Procon tem feito uma fiscalização para evitar práticas abusivas.

Em alguns estabelecimentos, estruturas de ferro foram colocadas para controlar a entrada de clientes. Em alguns locais a barreira serve para cobrar a entrada dos torcedores. "Me disseram que tem lugares cobrando até R$ 80 para entrar", disse o comerciante Gustavo Rodrigues, ao pontuar que acha a cobrança abusiva.

Como os bares não costumavam fazer essa cobrança, a prática é considerada abusiva pelo Procon e fere o previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o espaço criado para controlar a entrada de pessoas fica na calçada, impedindo a passagem dos pedestres. "Acaba havendo tumulto na rua, porque as calçadas estão ocupadas", disse a publicitária Jéssica Leite Lino.

Durante a fiscalização, os agentes conversam com os clientes e avaliam o atendimento. Outras práticas abusivas já foram constatadas. "Antes de ingressar no bar, o consumidor tem de saber quanto vai pagar", disse a fiscal de Defesa do Consumidor Eliziane Guibor.

Para evitar esse tipo de situação, a alternativa encontrada por muitos torcedores estrangeiros e brasileiros foi comemorar fora dos bares. Essa foi a opção do administrador de empresas, Achille Lambos. Ele contou que ele e os amigos compraram cerveja e ficaram do lado de fora. 





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9174/visualizar/