O vice-primeiro-ministro russo Arkady Dvorkovich anunciou nesta terça-feira (17) que uma missão comercial de seu país deve visitar Mato Grosso nos próximos dias a fim de estreitar laços com o estado e discutir a geração de novos investimentos em território mato-grossense. O anúncio foi feito durante visita oficial do vice-premiê ao governador Silval Barbosa (PMDB).
Acompanhado do embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, o vice-premiê Dvorkovich está em visita ao país por conta dos jogos da Copa do Mundo, como a partida em que a seleção russa empatou por 1 a 1 com a equipe da Coréia do Sul na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Na capital mato-grossense, o vice-premiê aproveitou para acompanhar a partida e observar como a cidade se preparou para sediar o evento da Fifa, desafio pelo qual a Rússia já está passando. Maior país em extensão territorial do planeta, o gigante eslavo foi escolhido como cidade-sede da Copa de 2018 com 11 cidades – várias delas distantes dos principais centros urbanos russos, como a capital Moscou. A situação de Cuiabá é considerada pelos russos como similar a de algumas dessas cidades-sede de 2018.
O terceiro assunto tratado pelo vice-premiê no Palácio Paiaguás foi a cooperação econômica da Rússia com o estado de Mato Grosso, com o qual os laços comerciais já são sólidos devido à importação de fertilizantes russos e aos volumes de carne exportados à Rússia.
No âmbito das exportações de carne, a discussão dos embargos comerciais é pertinente devido ao uso desta medida por parte da Rússia em momentos de suspeita de problemas sanitários na produção em Mato Grosso.
Segundo Dvorkovich, a missão comercial foi designada para embarcar nos próximos dias para Mato Grosso. Ele classificou como positivos os frutos da visita oficial a Cuiabá nesta semana, segundo divulgou o governo do estado.