A primeira semana da Copa do Mundo no Brasil tem tido reflexo positivo no comércio de Cuiabá, uma das cidades sede do evento. Os lojistas do calçadão da Ricardo Franco, no centro da capital, por exemplo, dizem ter tido aumento de 40% nas vendas de produtos relacionados ao mundial de futebol. E a expectativa é de crescimento também no setor de turismo. “Produtos Brasil, camisas, limparam as prateleiras. Teremos que buscar mais para vender. Preparar mais o estoque”, disse João Batista de Abreu, presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico de Cuiabá.
Por outro lado, as agências de viagem também aguardam uma procura maior por pacotes após a Copa, como explica o empresário do ramo, Lucimar Bastos. “Nós estivemos em algumas missões em países que sediaram Copas e descobrimos que esse público que vem pra Copa são homens, em grupo, que vem para assistir ao futebol, para curtir realmente. Mas, é um grande potencial para um turismo futuro.”
Entre os destinos que devem apresentar maior procura estão Nobres, Jaciara, Chapada dos Guimarães e Pantanal. “É indiscutível que o Pantanal é o nosso carro-chefe para os nossos turistas. Porém, também procuram o cerrado, Chapada e Nobres, que também está em evidência. Mas, o carro-chefe é o Pantanal”.
A expectativa até o final do evento é positiva. “Só o que estamos fazendo hoje, atendendo aeroporto hotel, hotel arena, já está sendo bom. E esse trabalho que a gente faz está divulgando a arena", afirma Bastos.
“Quem é do interior, baixada cuiabana em geral, as pessoas passam aqui pela área central. Então, o comércio todo mundo ganha. A parte de alimentação, confecções, joias, óculos, tudo. Todo mundo ganha", disse João Batista de Abreu .