Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Esportes
Sábado - 21 de Junho de 2014 às 09:25
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Evitar o confronto com o Brasil não é a principal preocupação da Holanda no confronto contra o Chile, mas sim passar às oitavas de final como campeã do Grupo B, embora as duas coisas sejam na prática exatamente a mesma coisa. Trata-se, no entanto, de uma questão de foco.

Quem garante isso é o craque holandês Arjen Robben, que fez a afirmação em entrevista à Fifa. Ao ouvir a pergunta "quão importante é para a Holanda evitar o Brasil na próxima fase?", foi categórico.

- Acredito que na verdade não se trate de evitar o Brasil, mas mais do que isso. Temos de nos preocupar apenas com nós mesmos. Temos de tentar vencer o grupo. Se não perdermos o próximo jogo contra o Chile, garantimos essa condição e é disso que se trata. Qual será o oponente seguinte teremos de esperar para descobrir - disse Robben.

De Jong, Robben e Sneijder conversam na Gávea sob chuva um dia depois de enfrentar a Austrália (Foto: Agência Getty Images)

De Jong, Robben e Sneijder conversam na Gávea sob chuva um dia após vencer a Austrália (Foto: Agência Getty Images)

Robben diz isso porque a Holanda enfrenta o Chile na segunda-feira às 13h e o Brasil só vai enfrentar Camarões às 17h. E se Robben diz isso, essa é a regra entre os holandeses.

Ao lado de Sneijder, De Jong e Van Persie, Robben é uma liderança fortíssima entre o elenco montado pelo técnico Van Gaal com jovens amparados pelos experientes atacantes, uma mistura que tem dado certo, já que a Holanda tornou-se uma das sensações deste Mundial.

- Acredito que temos uma certa responsabilidade e, sim, é preciso tentar ajudar os mais jovens. Mas acredito que no fim das contas não se trata apenas de ser mais experiente. Tem a ver com qualidade técnica e eles têm de buscar isso por eles mesmos. Ou seja, você pode ajudá-los, mas na hora do jogo, eles têm de mostrar no campo o que sabem.

Robben recebe de Robin van Persie a braçadeira de capitão contra a Austrália (Foto: Agência Getty Images)

Robben recebe de Robin van Persie a braçadeira de capitão contra a Austrália (Foto: Agência Getty Images)

E os jovens holandeses não dão pinta de que vão desapontar o que se espera deles, como o próprio Robben faz questão de ressaltar.

- Eles já mostraram o que podem fazer, principalmente na partida contra a Espanha. Para muitos deles, era a primeira vez que disputavam uma partida por um grande torneio. E eles foram muito bem.

Ao que tudo indica, com tamanha inexperiência em campo - e portanto tanta incognita a respeito de como seria a reação emocional dos jovens - o confronto contra a Espanha foi definitivo para os próprios jogadores descobrirem até onde esse time poderia chegar. E parece não verem mais limites à sua frente.

- Agora, nos sentimos muito bem, evidentemente. Já nos garantimos nas oitavas de final depois de apenas duas partidas disputadas. Não creio que alguém contasse com isso, então isso se torna uma energia muito positiva para nós. O que precisamos fazer daqui para a frente é canalizar essa energia para a próxima fase.

Antes mesmo que alguém pudesse buscar nessa frase um sinal de que os holandeses pudessem perder o foco no próximo degrau que está pela frente e acabar tropeçando, Robben completa.

- Primeiro, vamos enfrentar o Chile e buscar a primeira colocação no nosso grupo. Só a partir daí vamos nos concentrar na próxima fase. Então vamos lutar para ir o mais longe que pudermos na competição.

Com tantos jovens no elenco e tanta pressão pela frente, tratar o evento como "a competição", sem mencionar as palavras Copa ou Mundial qualquer vez já seja uma forma que os holandeses encontraram para tirar o peso dos ombros do mais novos.





Fonte: GloboEsporte.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9240/visualizar/