Ao menos 7.800 toneladas de lixo foram recolhidos em Cuiabá durante os jogos da Copa de 2014, o que corresponde ao acúmulo de 600 toneladas de resíduos por dia. A coleta se refere ao início do Mundial, 12 de junho, até esta terça-feira (24), data em que milhares de torcedores acompanharam de perto o jogo entre Japão e Colômbia, na Arena Pantanal, e, por meio do telão, na Fifa Fan Fest. Somente nesses dois lugares o público foi de 54 mil pessoas, segundo os organizadores.
Porém, o acúmulo de lixo na cidade deverá diminuir, segundo prevê o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, devendo voltar à quantidade recolhida em dias comuns, que seria de 540 toneladas. “Tivemos um incremento de aproximadamente 60 a 80 toneladas nesse período [Copa], mas já deverá ser reduzido a partir desta quinta-feira, com o fim dos jogos na capital”, explicou o secretário. Na última semana, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal divulgou de forma equivocada que Cuiabá recolhia 150 toneladas diariamente, número contestado pelo próprio secretário.
Latinhas e garrafas plásticas eram destaques e ficavam espalhadas nos pontos de aglomeração dos torcedores. Com a demanda intensa na cidade, o efetivo de trabalhadores foi reforçado para a limpeza e, segundo a prefeitura, 150 pessoas realizam a coleta desde a estreia do Brasil na Copa. Além do entorno da Arena Pantanal e a Fifa Fan Fest, os principais pontos de acúmulo de lixo são nas praças da região central da cidade e no espaço da Arena Cultural, local onde ocorre apresentações regionais.
Na Praça Popular, por exemplo, o secretário aponta aumento na quantidade de lixo cerca de sete toneladas de resíduos foram recolhidos diariamente. O local chegou a receber quase mil pessoas entre as quatro partidas realizadas na capital mato-grossense. Em outras ocasiões, os coletores apenas varriam a área e retirava poucos sacos de lixo.
Ajuda extra
Nesta terça, os trabalhadores receberam uma ajudinha extra na coleta. A exemplo do que aconteceu na Arena Pernambuco, na derrota da seleção do Japão para a Costa do Marfim, os torcedores nipônicos voltaram a recolher o lixo produzido por eles mesmos durante jogo, na Arena Pantanal, contra a Colômbia. Com as sacolas de lixo em mãos, os japoneses não pouparam esforços mostrando que a atitude da torcida nada mais é uma questão de civilidade e educação.
Japoneses levaram seus sacos de lixo para recolher o lixo após a partida (Foto: Henrique Shuto/G1)