O custo com o transporte rodoviário de cargas na BR-163 em Mato Grosso pode reduzir até 11% a partir da conclusão das obras de duplicação e melhorias na via, executadas pela empresa vencedora do leilão de concessão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A estimativa é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e leva em conta fatores como o aumento da produtividade agrícola, queda no tempo de deslocamento pelas carretas (até 20%), além do menor consumo de combustível e desgastes dos veículos. A conta foi feita para o deslocamento da safra entre Sorriso, no médio-norte mato-grossense, até Rondonópolis, no sul do Estado. À época de sua elaboração, considerava despesas na ordem de R$ 91/tonelada. Já com a duplicação, o desembolso cairia para R$ 81,31, ou seja, R$ 9,69 a menos sobre cada tonelada.
A BR-163 é a principal rota de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e por ela passam 70% dos grãos que são levados para os portos do Sul e Sudeste. Desde março deste ano está sob responsabilidade da Odebrecht. Ao todo, 850,9 quilômetros serão explorados pela concessionária nos próximos 30 anos. Desta extensão, duplicará 453,6 quilômetros.
Em 09 de junho a Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, começou a duplicação do trecho sob su responsabilidade. Os trabalhos começaram nos 22,7 quilômetros entre o perímetro urbano de Rondonópolis ao terminal multimodal de grãos da América Latina Logística (ALL).
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"A duplicação e a manutenção adequada da rodovia tem influência direta nos resultados obtidos tanto pelo pequeno produtor, como pelas multinacionais", diz Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, formado pelas entidades do agronegócio.
Leilão da BR-163 em Mato Grosso (Foto: Editoria de Arte/G1)
Produtores e organizações apostam ainda em uma diminuição nas despesas, mesmo com o pedágio. Conforme prevê a ANTT, quando 10% do trecho forem duplicados, a concessionária pode iniciar a cobrança.
Por outro lado, conforme prevê o diretor-geral da Rota do Oeste, Paulo Lins, esta operação ficará para 2015.
"Estimamos que ocorra [a cobrança] apenas em setembro de 2015", avaliou o dirigente.
A Odebrecht ofereceu menor valor de pedágio no leilão, sendo R$ 2,638/eixo a cada 100 quilômetros
Segundo a Rota do Oeste, R$ 5,5 bilhões serão investidos nas obras na BR-163 em Mato Grosso. Deste total, R$ 2,8 bilhões serão nos primeiros cinco anos.
Mais renda
Produtores rurais que vivem na região beneficiada pelas obras apostam em um incremento de renda. Isto porque, segundo eles, o valor gasto com o frete seria convertido em investimentos nas propriedades rurais.
"Com a duplicação da BR-163 até Cuiabá e, no futuro, até o Pará, vamos diminuir nosso custo logístico. Esta receita se transformará em investimentos, seja em produção ou em tecnologia", prospecta Júlio Cinpak, produtor rural em Lucas do Rio Verde.
Dezenove municípios compõem a extensão da rodovia leiloada. Ela inicia na divisa com o estado deMato Grosso do Sul, seguindo até Sinop.