Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Terça - 01 de Julho de 2014 às 15:48
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Vila Bela da Santíssima perdeu no último sábado (28) uma das mais expressivas representantes da sua cultura. Dona Gerônima Brito de França, chamada carinhosamente de Dona Fia, faleceu vitima de um acidente de trânsito. Natural de Vila Bela e, além de dançarina do grupo de Chorado, era rezadeira nas festas de santo e festeira em várias ocasiões, participava de várias irmandades, era presidente da Irmandade Mãe de Deus, membro do Apostolado da Oração e funcionaria pública estadual aposentada.


Junto com dona Fia, estava seu filho Gonçalo, que sofreu ferimentos graves e continua internado Hospital Regional de Cáceres. Eles estavam de moto quando foram atropelados por um ônibus.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), que já foi imperador da Festa do Divino da Vila Bela, lamentou a morte de dona Fia e propôs Moção de Pesar à família.

“Dona Fia era viúva e deixa filhos, netos e bisnetos. Matriarca da família e participante ativa da área cultural e religiosa de sua comunidade deixa um legado de amor, dedicação e ética a ser seguido por todos que tiveram o privilegio de conhecê-la. Neste momento de dor, viemos nos solidarizar com a família, os amigos e todos que tiveram a oportunidade de conviver com esta senhora durante o tempo que entre nós permaneceu. Ficamos com a certeza de que sua passagem nesta jornada não será esquecida e que as sementes que ela lançou continuaram germinando em belas flores e frutos”, afirmou o deputado Mauro Savi na Moção de pesar.

Recentemente dona Geronima Brito de França propôs à Secretaria Estadual de Cultura o projeto “Fortalecimento do Grupo de Chorado de Vila Bela”, com o objetivo de fomentar e fortalecer um dos maiores símbolos da cultura popular de Vila Bela e de nosso Estado. O projeto foi aprovado e se tornou uma esperança para a valorização do Grupo de Chorado.






Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9382/visualizar/