Mais duas lojas da rede de supermercados Modelo foram fechadas esta semana. As unidades do bairro Cristo Rei e Ipase, em Várzea Grande, deixaram de atender ao público na última segunda-feira (30). Segundo a direção da empresa, ainda não há uma definição sobre a situação das unidades, se o fechamento é definitivo ou temporário. Passando por forte crise financeira, a rede mato-grossense de supermercados já fechou 9 unidades nos últimos 18 meses, na Capital, em Várzea Grande e no município de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá).
Consumidores que se dirigiram para estas unidades ficaram sabendo da notícia na porta das lojas. Portões fechados, funcionários assustados e nenhuma informação sobre os motivos para a suspensão das vendas. As mercadorias das duas lojas foram remanejadas para as 5 que ainda seguem abertas. Já o futuro dos trabalhadores segue incerto.
No dia 29 de maio, a rede fechou, em definitivo, 3 lojas, na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e nos bairros CPA 1 e CPA 3, todas em Cuiabá. De acordo com nota emitida pela assessoria da rede à época, a medida faz parte das ações estipuladas no plano de reestruturação da empresa, apresentado em juízo no dia 30 de abril.
Atualmente, 4 unidades seguem em funcionamento, Miguel Sutil, Ponte Nova, CPA 2 e Coxipó. Credores estimam em R$ 200 milhões as dívidas do grupo, que completa em 2014 20 anos de funcionamento.
A rede chegou a montar um plano de reestruturação, aprovado pelos credores e funcionários, mas suspenso após liminar da Justiça. Em 30 de abril, o departamento jurídico do Modelo ingressou com novo plano, ainda sob análise do juiz responsável pelo processo.