Motoristas de Cuiabá voltarão a conviver com novos bloqueios nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Tancredo Neves, Arquimedes Pereira Lima e alteração no trânsito na avenida Fernando Corrêa da Costa a partir de hoje (02). Assessor de mobilidade urbana da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Josemar de Araújo Sobrinho explica que grande parte das mudanças é operada pelo consórcio VLT que atua na implantação do novo modal de trânsito na Capital.
A interdição na ponte do Moinho, na avenida Arquimedes Pereira Lima, iniciou ontem quando começaram a lançar as vigas da ponte necessária para a obra de duplicação da via. Hoje deve ser bloqueada a ponte sobre o rio Coxipó para a execução do mesmo serviço. “Vamos fechar a pista das 9 horas ao meio-dia para não atrapalhar as pessoas que saem para ir ao trabalho e no retorno para casa”, explicou Josemar Sobrinho.
A mesma preocupação da Secopa foi para a conclusão da rotatória na avenida Fernando Corrêa da Costa, embaixo do viaduto da MT-040. Os motoristas terão que usar a rua Araras de acesso ao Parque Ohara em direção ao Parque Cuiabá. Conforme o assessor da Secopa era preciso fechar todo o trânsito, mas a medida poderia causar congestionamento mais à frente. A previsão é de que a rotatória seja concluída no mesmo dia, pois parte dela já está pronta.
Outra mudança que deve ocorrer no trânsito é de que a avenida Tancredo Neves, no sentido da Fernando Corrêa da Costa para a Carmindo de Campos, vai passar a operar apenas em uma faixa de rolamento. A outra pista vai ficar comprometida com as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que ficava atrás do Shopping Três Américas e agora ficará às margens do Córrego do Barbado.
AVENIDA DO CPA - As principais mudanças serão na avenida do CPA. Pelo menos durante 5 meses, conforme Josemar Sobrinho, os motoristas vão dirigir por meio de desvios nos 2 sentidos com a retomada das obras na trincheira Luís Felipe. Com as escavações da trincheira não há como manter o trânsito na parte de cima da avenida.
Da mesma forma que foi antes da Copa do Mundo, os motoristas do sentido centro ao CPA vão ter que desviar o caminho pelo Terra Nova e retornar para a avenida na altura do Pantanal Shopping. No sentido do bairro ao Centro, os motoristas vão desviar no Comper, passar em frente ao Hospital Júlio Müller e retornar atrás do Grupo Gazeta e sair na avenida do CPA em frente a Auto Arts.
A intenção é de que a mudança inicie a partir dessa semana, mas conforme Josemar Sobrinho, faltou asfalto para recapear as ruas do desvio pelo Alvorada. “Houve problema na usina de massa asfáltica do VLT e parou perto do Júlio Müller. Para controlar o tráfego na região vamos colocar um semáforo para quem esta no desvio e os motoristas que vem do sentido da rodoviária para a avenida do CPA”.
O trecho da avenida do CPA, embaixo do viaduto, será estreitado de 3 para 2 faixas de rolamento para a conclusão da obra de alargamento da parte superior do viaduto e para a passagem de pedestres. O ponto de ônibus que funciona embaixo da estrutura será retirado do local durante o período das obras. Eles vão ficar nas imediações da Churrascaria Gaúcha e do Mc Donald’s. As datas de início das intervenções neste mês ainda não foram definidas.