Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Quinta - 10 de Julho de 2014 às 11:02

    Imprimir


Os senadores compareceram ao Senado nesta quarta-feira (9) usaram a tribuna para comentar o principal assunto que ocupa os brasileiros no momento, a derrota da Seleção brasileira para a Alemanha por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo.


Parlamentares aliados ao governo frisaram que, apesar da tristeza, o país deve se lembrar de que o mundial está sendo um "sucesso". Já oposicionistas criticaram a falta de investimento público em outras áreas e apontaram para o "declínio" do futebol brasileiro.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) – que, apesar de integrar partido aliado ao Planalto, frequentemente se posiciona contrariamente ao governo – lembrou da entrevista do jogador David Luiz, que após a derrota nesta terça-feira (8) pediu desculpas ao país. Para o parlamentar, quem deveria se desculpar com a população são os políticos.

"Eles estavam em campo para fazer o Brasil campeão. Nós estamos em campo para fazer um Brasil melhor e não estamos conseguindo chegar nem ao quarto, nem ao quinquagésimo lugar”, afirmou Buarque em plenário. "Outras coisas deveriam nos provocar sentimento de tristeza e os jogadores não são culpados: o problema da nossa educação e saúde", disse.

O vice-líder do PSDB no Senado Alvaro Dias (PR) disse que a goleada sofrida pela Seleção brasileira "é o retrato do declínio do nosso futebol". O Brasil, afirmou, "há muitos anos" não tem "o melhor futebol do mundo" e, mesmo assim, "continuamos a apregoar que temos".

"A causa, a meu ver, é a corrupção e a promiscuidade na administração do futebol do Brasil", opinou o senador tucano. "O declínio foi retratado de forma escancarada na goleada sofrida ontem, mas ele é visível há anos", completou.

Já o vice-líder do PT, senador Jorge Viana (AC), disse que "independentemente de qualquer coisa, a Copa foi um sucesso". Em entrevista a jornalistas, ele negou que a derrota possa ser utilizada politicamente contra a presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro.

"Claro que o resultado é chocante, mas é parte do futebol. O povo separa bem as coisas e tomara que o político também separe", afirmou.

Viana ainda defendeu que a presidente entregue a taça ao time campeão da Copa do Mundo domingo (13), no Maracanã. Ele disse que o país "tirou lições" com os xingamentos proferidos contra Dilma na abertura no mundial. "O torcedor da arquibancada, que representa a elite mais empoderada, tem que se educar e ver que na hora que a presidenta está ali, ela representa a nação brasileira", declarou o senador.

O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), disse que a Alemanha foi uma "máquina" durante o jogo contra o Brasil e que não podemos "crucificar" os jogadores canarinhos. "A vida continua, vamos trabalhar agora no Congresso para aprovar leis e reformas que possam melhorar a vida do povo brasileiro", afirmou.

Além de comentar sobre o resultado da semifinal disputada por Brasil e Alemanha, o tucano Alvaro Dias defendeu para o próximo ano a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar supostos desvios de verba na realização do mundial de futebol no país.

"A partir do próximo ano, quando se instalar um novo período legislativo, até como antídoto para o que poderá ocorrer em relação à Olimpíada de 2016, esta Casa deveria instalar uma CPI para investigar os responsáveis pelos desvios ocorridos durante a realização da Copa do Mundo no Brasil, especialmente a fase que antecedeu a festa", declarou Dias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/9484/visualizar/